VIZELGOLFE E HISTÓRIA DO MINIGOLFE EM VIZELA

Texto de Gonçalo Castro





O APARECIMENTO DO MINIGOLFE EM PORTUGAL




Não é possível falar de Minigolfe sem associar Vizela. Com a montagem do actual campo de Minigolde do Park Club, foi na nossa cidade que no final da década de sessenta, surgiu em Portugal esta modalidade desportiva.



O Sr. Fonseca e Castro, na altura Presidente da Junta de Turismo de Vizela, foi o principal responsável pela introdução da modalidade no País. Em contacto com o Sr. Pedro Gomes, de Lisboa, primeiro representante em Portugal de uma empresa de venda de material de Minigolfe, adquiriu e montou as pistas que ainda hoje se encontram no campo vizelense.


Após a instalação do campo, a modalidade começou a ter uma grande implantação em Vizela de forma que em 1970, aqui se realizou o primeiro Campeonato Nacional que contou com a presença de atletas do Porto e de Vizela.

Zeca do Colégio, Flávio Faria, Miguel Couto, António Teixeira, Pedro da Pasteleira, Fátima Alves, Aníbal Falcão, Zeca Simões, Sérgio Capela, são algum daqueles que nos dias 5 e 6 de Setembro de 1970, participaram no I Campeonato Nacional de Minigolfe, disputado em Vizela.


No ano seguinte, Vizela voltou a estar no centro das atenções ao receber, conjuntamente com o Porto, a organização do IX Campeonato da Europa de Minigolfe, primeiro realizado em Portugal, o qual contou com a presença das selecções da; Alemanha, Suécia, Dinamarca, Holanda, Itália, Suiça e Portugal.

Para a efectivação desta prova foi necessário remover alguns obstáculos, ditados pelo facto de não haver entre nós uma Federação de Minigolfe. A solução foi conferir poderes federativos ao Clube Turístico e Desportivo de Vizela.

Da comissão de honra fizeram parte entre outros o; Secretário de Estado da Informação e Turismo, o Sub-secretário de Estado da Saúde e Desportos, os Governadores Civis do Porto e Braga, os Presidentes das Câmaras de Guimarães e do Porto, O Presidente da Federação Internacional de Minigolfe e os Presidentes da Juntas de Turismo da; Penha, Taipas e Vizela. A Comissão Executiva foi presidida pelos Srs. Fonseca e Casto e pelo sueco Olle Johnson.


A realização desta prova, fez deslocar a Vizela os melhores atletas europeus, e foi a rampa de lançamento para a evolução da modalidade na nossa terra.

De então para cá, Vizela esteve sempre representada em grande nas diversas provas nacionais pelo; Clube Turístico e Desportivo de Vizela, Callidas Club, Futebol Clube de Vizela e mais recentemente a Vizelgolfe, clubes que mantiveram activa a modalidade.


Ao longo dos 40 anos de Minigolfe em Portugal, os vizelenses foram conquistando títulos atrás de títulos, fazendo com que se encontrem no top da modalidade.




Partilhar