Alunos da Secundária participam no Parlamento Jovem

O projecto do Parlamento dos Jovens não é propriamente algo de novo no nosso país, mas para os alunos da Escola Secundária de Vizela, é a primeira experiência “nestas andanças”.



Por isso, depois de legitimamente eleita a 15 de Janeiro último, para a Sessão Escolar do dia 22, a lista A, vencedora das eleições apresentou, discutiu e aprovou três medidas que fazem agora parte do Projecto de Recomendação a levar à Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, que terá lugar em Braga no dia 2 de Março.

O entusiasmo dos alunos envolvidos tem sido evidente e, muito em breve, os dois deputados efectivos, eleitos na Sessão Escolar, Mário Filipe de Sousa Pimenta (11º C) e Adriana Filomena Abreu Torres (11º E) que contarão com a colaboração da simpática e sempre disponível suplente Diana Marisa Magalhães Lopes (11ºE), terão possibilidade de apresentar as suas aptidões de políticos de grande poder de convicção na defesa dos ideais que consideram ser os melhores para o destino do seu país.

Tendo como pano de fundo o centésimo aniversário de um momento histórico de importância crucial para a história do nosso país, o tema escolhido para este ano foi “A República”. Nesse âmbito, e com o objectivo de alargar os horizontes do conhecimento dos alunos de 11.º ano envolvidos no projecto, teve lugar no dia 6 de Janeiro, no Auditório da Escola Secundária uma palestra subordinada ao tema “A República”. A (vizelense) Doutora Cláudia Maria Ramos, professora catedrática de Ciência Política e Presidente do Conselho Científico da Universidade Fernando Pessoa, captou a atenção de um auditório completamente cheio e deveras interessado na excelente lição que estava a receber.

A próxima iniciativa enriquecedora, e esperamos que, aliciante, não só para os deputados que representarão a nossa escola na Sessão Distrital, mas também para todos os assistentes e (quem sabe?) para alguns dos nossos futuros políticos, decorrerá já no próximo dia 8 de Fevereiro, dia em que contaremos com a presença de Altino Bessa, deputado eleito para a Assembleia da República pelo CDS/PP.
-----------------
Maria José Ramos

Partilhar