Deputados do CDS-PP denunciam PIDDAC rosa no distrito de Braga

Carta de Telmo Correia e Altino Bessa


Foi apresentado o Orçamento de Estado para 2010, este que a par das Grandes Opções do Plano é um dos documentos fundamentais para a governação do País.

No Orçamento de Estado consta o Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC). Este plano permite no seu mapa regionalização uma leitura política sobre as opções do executivo governamental para os vários distritos. De realçar logo a concentração de investimentos na região de Lisboa e Vale do Tejo em especial no distrito de Lisboa que contrasta com o investimento no resto do país.

O distrito de Braga tem este ano um corte de 70%, no que concerne a projectos inscritos e a verbas disponibilizadas, reduzindo este valor de 100 Milhões de Euros em 2009 para 31 Milhões de Euros em 2010. Corte muito superior ao da maior parte dos outros distritos, o que desde já se entende como uma discriminação para com o nosso distrito. Como se esta discriminação não fosse suficiente, o Governo ainda discrimina no distrito as Câmaras Municipais não Socialistas, pois a leitura dos mapas do PIDDAC mostram logo uma incrível coincidência nos município mais discriminados, municípios estes que são governados por outras cores partidárias que não o partido socialista. Três municípios do distrito não tiveram qualquer dotação no que respeita a atribuição de investimento directo na sua área geográfica, que foram Amares, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde.

A distribuição cirúrgica de investimentos é de tal forma que as Câmaras Socialistas são atribuídas 97,65% das verbas disponíveis, enquanto as Câmaras não Socialistas apenas recebem 2,35% destas verbas. Podemos ainda concluir que cada munícipe de um concelho governado pelo Partido Socialista tem uma verba de 52 euros enquanto os munícipes de concelhos governados pelo PSD e CDS-PP ou independentes tem uma dotação média de 2 euros. Os deputados do CDS-PP eleitos por Braga lamentam que o Governo PS use os fundos públicos para discriminar os cidadãos de acordo com a cor política que governa o seu município. Temos consciência das dificuldades financeiras do País, por isso compreendemos a necessidade de cortar alguns investimentos não essenciais. No entanto o esforço deveria ser repartido por todos os municípios.

Os eleitos por Braga do CDS-PP continuarão a trabalhar pela igualdade de tratamento dos cidadãos e pelo progresso do seu distrito e do País.




Os deputados do CDS-PP

Telmo Correia e Altino Bessa

Partilhar