Rotary Club de Vizela atingiu a maior idade


Clube evocou hoje 18 anos de vida com retrospectiva do passado parafraseando: «Mas olhando o passado como trampolim e não como sofá».


Como é habitual a cerimónia de aniversário contou com a presença de clubes rotários da periferia inclusive o Rotary Club de Santo Tirso que apadrinhou em 1982 o nascimento do Rotary Club de Vizela e demias colectividades e autarquias do concelho.

O presidente vizelense José Abreu salientou que era altura de brindar aos fundadores do Rotary Club de Vizela, aos ex-presidentes, aos rotários em geral na passagem dos 18 anos do Club de Vizela e dos 105 anos do Rotary Internacional.

António Faria sintetizou os 18 anos de actividade do grupo em prol da comunidade vizelense salientando iniciativas várias como a entrega de bolsas de estudo a jovens estudantes, as campanhas de cadeiras de rodas e camas articuladas, os cabazes de Natal, a universidade sénior, o combate ao analfabetismo, as homenagens aos profissionais vizelenses, etc.

DOMINGOS VAZ PINHEIRO AUSENTE

Nesta cerimónia a Câmara de Vizela fez-se representar pela vereadora Dora Gaspar.
O grande ausente de noite foi Domingos Vaz Pinheiro, fundador e primeiro presidente do Rotary Club de Vizela, que enviou uma nota de felicitações e de justificação da sua ausência devido a pequenas questões de saúde.
No final cantou-se os parabéns ao Clube que hoje atingiu a maior idade.

BALANÇO DOS 18 ANOS DO ROTARY CLUB DE VIZELA
PESQUISA E APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR E ROTÁRIO ANTÓNIO FARIA
COMUNICAÇÃO NO ANIVERSÁRIO DE ROTARY CLUB DE VIZELA

"Convidou-me o Companheiro Presidente José Abreu, uma escolha meramente aleatória, entre os companheiros fundadores deste clube, que fizesse uma resenha histórica, naturalmente breve, dos dezoito anos de existência do Rotary Clube de Vizela, que hoje comemoramos.
Para esta tarefa, houve o recurso à memória pessoal e a alguns poucos elementos que por cautela, bom senso ou mero acaso, foram guardados.

Padecemos, enquanto clube, da característica bem Portuguesa de julgarmos que a nossa memória é infinita, quando ela é, naturalmente selectiva, no turbilhão dos acontecimentos que condicionam, moldam e caracterizam as nossas vidas.

Embora tivéssemos, em tempo oportuno sido sabiamente avisados, fomos protelando, sem que tivéssemos ainda dado início à recolha cuidada e criteriosa do que verdadeiramente importa, possibilitando de forma fiável, reunirmos as histórias da nossa história colectiva, no movimento rotário.

A preocupação presente de acautelarmos o passado, para melhor nos conhecermos, deve ser uma constante e é a garantia de nos afirmarmos de forma mais capaz e assertiva no futuro.

Em 19 de Fevereiro de 1992, reunimos pela primeira vez neste mesmo espaço, convidados pelo Companheiro Domingos Vaz Pinheiro, com o objectivo de criarmos um clube rotário em Vizela.
Já no passado nos questionamos, se era correcto adoptarmos esta data como referência. Foi entendido então, que de facto este foi, verdadeiramente o dia D, aquele em que, pela primeira vez falamos de Rotary e ao fazê-lo, fomos conquistados pelo espírito altruísta que o suporta e passamos, mesmo que ainda não nos conhecessem e oficialmente reconhecessem, a fazer, com muito orgulho, parte da família rotária.

A criação do Rotary Club de Vizela, deve-se em primeiro lugar, ao desejo manifestado pelo então Governador do Distrito 1970 e saudoso conterrâneo, Companheiro Augusto Leite Faria do Rotary Club do Porto; em segundo lugar a um conjunto de companheiros do Rotary Clube de Santo Tirso, que receberam, aceitaram e deram cabal cumprimento, à incumbência do companheiro governador Leite Faria; em terceiro aos bons ofícios do nosso companheiro Domingos Vaz Pinheiro, que através de contactos e convites pessoais, conseguiu reunir à sua volta um conjunto de profissionais que vieram a constituir o primeiro Quadro Social do Rotary Club de Vizela, do qual constam por ordem alfabética, os seguintes nomes:

Alberto Fernando Lopes Machado

Alfredo Costa Rodrigues

António Alberto Oliveira Machado de Faria

António Carlos Pinto Fernandes

António Espírito Santo C. Teixeira

António Ferreira Machado

António Manuel P. Ferreira Pacheco

Belmiro Ribeiro Martins

Carlos Alfredo Assis Santos

Carlos Teixeira

Cipriano Sousa F. Alves

Dinis Manuel S. Costa

Domingos Vaz Pinheiro

Flávio Manuel Lima Fernandes de Faria

Francisco Ângelo da Silva Ferreira

Francisco Sousa Ribeiro

Horácio Jesus Almeida Vale

Joaquim José Feliciano Caldas

Joaquim Oliveira Alves de Sousa

José Carlos de Oliveira Sousa

José Joaquim Vilela Borges

José Magalhães

Manuel Bernardino A. Abreu

Manuel de Jesus R. Machado

Manuel Moreira Pereira





Factos e outras datas relevantes que fazem parte do histórico do clube:


Aprovação de Organização de um Clube Adicional – dirigida ao Conselho Director do Rotary International.


O Rotary Clube de Guimarães em reunião, em 21 de Novembro de 1991, aprovou compartilhar território com um clube adicional a ser organizado dentro dos seus limites territoriais, que são: SÃO JOÃO DAS CALDAS DE VIZELA e S. MIGUEL DAS CALDAS DE VIZELA.


Aprovação e Compromisso de Organização de um Rotary Club em 25 de Março de 1992


O Rotary Clube de Stº Tirso, concorda em ser Padrinho e em empreender a organização de um Rotary Club a ser conhecido como Rotary Club de Vizela, com os limites territoriais anteriormente descritos.

Foi nomeado Representante especial do Governador do Distrito, Dr. Augusto Leite de Faria – Manuel Faria de Abreu, assessorado pela seguinte Comissão Instaladora:

Presidente: António José Pinheiro Guimarães

Vogais: António Inácio Fernandes Silva; Delfim Amadeu da Silva P. Guimarães; Manuel Eduardo Tomás.


Formulário do pedido de Admissão ao RI, dirigido ao Gov. Dr. Augusto Leite de Faria em 31 de Março de 1992, sendo Dirigentes e Membros do Conselho Director:

Presidente: Domingos Vaz Pinheiro

Presidente Eleito: Domingos Vaz Pinheiro

Vice-Presidente: José Magalhães

Secretário: Belmiro Martins

Tesoureiro: Manuel Bernardino Araújo Abreu

Director do Protocolo: José Joaquim Vilela Borges

Directores: Alberto Fernando Lopes da Silva Machado

Horácio de Jesus Almeida Vale

Francisco Ângelo da Silva Ferreira

Cipriano de Sousa Fernandes Alves


Admissão em Rotary International em 29 de Abril de 1992


Entrega da Carta Constitucional em 20 de Junho de 1992 pelo Cº. PGD Augusto Leite de Faria




Principais eventos realizados no decurso destes 18 anos


Prémio aos melhores alunos (atribuídos anualmente desde o primeiro ano, 1992);

Homenagem Profissional (atribuído anualmente desde o primeiro ano, 1992);

Recepção de um Grupo de Estudo (IGE);

Apresentação de candidaturas anuais a bolsas de estudo (FRP);

Atribuição de bolsas de estudo patrocinadas, quer a título individual quer de empresas da comunidade;

Criação de Banco de Cadeiras de Rodas e Camas Articuladas, desde o ano rotário 1995;

Atribuição de donativos aos párocos de S. João e S. Miguel, para combater a pobreza;

Promoção de recolha de bens e géneros alimentícios para feitura de cabazes de Natal, para serem entregues a famílias necessitadas;

Criação de um protótipo de banco alimentar, para entrega regular de géneros sobrantes da campanha de Natal, a famílias identificadas;

Campos de férias nos anos rotários 1995, 96, 97 e 98;

Oferta de um carro para a equipa de mergulhadores dos BVV em 96;

Criação do Clube Interact em 1996/97 e reactivação do mesmo em 98/99;

Promoção de iniciativas e diligências tendentes ao aparecimento de uma resposta municipal de âmbito social, de apoio a crianças e jovens deficientes, que levou à criação da AIREV;

Campanha em prol do equipamento mobiliário de quartos, do Lar Elisa Torres Soares da Santa Casa da Misericórdia de Vizela;

Subscrição de Paul Harris Fellows, dois títulos anuais desde o ano rotário 1994;

Geminação com o Rotary Clube de Henares Espanha desde o ano rotário 2005, com programa de visitas alternadas e participação conjunta em projectos previamente acordados;

Criação do Curso de Alfabetização de adultos, a funcionar desde 2004;

Criação da Universidade Sénior de Rotary, a funcionar desde 2007;

Promoção anual de várias palestras, de reconhecido interesse e actualidade, com carácter informativo e formativo, abertas à comunidade, levadas a efeito quer no clube, quer em espaços de outras colectividades, nomeadamente nos Auditório dos BVV e da Escola Secundária de Vizela;

Actividades culturais, no âmbito da poesia, pintura, música e dança;

Parceria no Banco Alimentar de Vizela;

Parceria na Rede Social de Vizela.



É desta forma despretensiosa que damos público testemunho de dezoito anos de vida e daquilo que colectivamente fomos capazes de realizar.


Parafraseando Harold MacMillan, “Devemos usar o passado como trampolim e não como sofá.”

E porque sabemos, que por cada barreira vencida uma outra se erguerá, cá estaremos com redobrado ânimo, empenhados em ajudar a derruba-las, enquanto o nosso trabalho for considerado, socialmente útil e necessário.

Vizela, 24 de Fevereiro de 2010


Partilhar