Guitarrista Mendes da Costa recordado no 25 de Abril

O Grupo Os Amigos do Fado, de Vizela, depuseram um ramo de cravos vermelhos no cemitério de S. Miguel na sepultura de Mendes da Costa em homenagem a este grande vizelense amante da liberdade e do fado, falecido em 1987.


Acompanhado pela sua inseparável guitarra, José Maria Mendes da Costa tocou em milhentas sessões sem nunca ter recebido nada em troca a não ser o prazer de tocar o fado.

Em Vizela foi um verdadeiro filantropo, tendo colaborado e feito parte de direcções de várias associações, nomeadamente a Associação Projecto, as Festas de Vizela e fundado o grupo Os Amigos do Fado a quem é atribuído o tema «Rio Vizela».

Um acidente de viação na vida militar tornou Mendes da Costa dependente da hemodiálise durante vários anos, "mas nem mesmo o sofrimento o impedia de pegar na sua guitarra e sair para a rua sob o lema "Tras outro amigo também" - como recordaram o seu filho Jorge Vila Real e o irmão Luís e José Ribeiro Borges, presidente do Grupo.

Em cada 25 de Abril a campa de Mendes da Costa é alvo de homenagem por parte de mais de uma dezena de vizelenses em reconhecimento a um vizelense que através das cordas da sua guitarra também ajudou a construir este novo Concelho.
Mendes da Costa foi um dos feridos do 5 de Agosto de 82, depois de ter sido atingido a cabeça na «linha da frente» por um invólucro de gás lacrimogéneo lançado pelas chaimites da GNR estacionadas no caminho de ferro de Vizela.

Por coincidência, o seu velório deu-se na mesma noite em que Dulce Pontes actuava no estádio do Vizela no decurso das Festas de Vizela 97, tendo a fadista acedido ao pedido dos amigos de Mendes da Costa para lhe dedicar um fado tendo a cantora escolhido e dedicado o tema «Lágrima» que cerca de duas mil pessoas ouviram em rigoroso silêncio.





Partilhar