Tiago Ribeiro um vizelense com gosto pela fotografia

Tiago Ribeiro tem 25 anos, é natural de Vizela e divide a sua vida entre a fotografia e o software. O ex-aluno da Universidade do Minho (UM) apresentou o seu trabalho fotográfico no Barcode, um bar alternativo de Braga. “Feelings” foi o nome da exposição que revelou “phobias” e expressões individuais com a imagem (anós do avô). Tiago Ribeiro publica todas as suas fotos online, no seu site (http://tiagoribeiro.net/)e já fotografou diversos artistas como Pedro Abrunhosa e outros. Em Junho expõe no S. Mamede em Guimarães.



Tiago Ribeiro hoje é empresário. Tirou o curso de engenharia de sistemas e informática na UM e actualmente trabalha numa empresa de software, que nada tem a ver com a fotografia. Contudo, em 2008, “simplesmente para quebrar a rotina da informática”, impôs a si mesmo um desafio: tirar uma fotografia todos os dias, compilando 365 fotos diferentes. Assim surgiu o seu primeiro projecto na área – o qual, ainda que extenso, lhe proporcionou os primeiros conhecimentos fundamentais de fotografia e o notabilizou, sobretudo na região de Braga e Guimarães.

Desta forma despertava o interesse pelo trabalho fotográfico mais profissional e as ideias para novos projectos foram-se acumulando.
Com o 365, Tiago Ribeiro percebeu que o que mais gostava de fotografar eram as pessoas, criando momentos e cenários. Daí que Feelings, a exposição que agora se pode visitar no Barcode, mas que já esteve, durante o mês passado, na Velha-a-Branca, se centre nas expressões e nos sentimentos de cada indivíduo. A exposição divide-se em duas partes: uma dedicada a “phobias”, medos irracionais do Homem; e outra centrada nas reacções das pessoas fotografas em determinados momentos. No final do mês de JUNHO, este trabalho de Tiago Ribeiro segue para o São Mamede, em Guimarães.

Em paralelo com a exposição fotográfica Feelings, o ex-aluno da UM tem outros projectos. Nomeadamente, o Facity Braga. Juntamente com um amigo seu, Tiago Ribeiro tenciona, então, fotografar agora todas as pessoas de Braga. O projecto arrancou em Janeiro e conta já com mais de 100 rostos.
Em declarações à RUM, Tiago Ribeiro diz que este interesse pela fotografia começou como um mero hobby, sem grande explicação. “Simplesmente peguei numa máquina digital, gostei, juntei uns trocos para comprar uma [máquina] mais a sério e agora não quero outra coisa”, revela à RUM.
Tiago Ribeiro publica todas as suas fotos online, no seu site (http://tiagoribeiro.net/) e o feedback tem sido bastante positivo.

Daniel Vieira da Silva

Partilhar