Caminhada presidencial de Pinto da Costa em Vizela prolonga-se hoje com mais um mandato no FCP

Líder portista foi apoiado em 1982 por um grupo de adeptos vizelenses do FC Porto, entre eles Alfredo Amaral (antigo sócio-gerente da barbearia Roma), Eduardo Leite Faria, Eduardo Cunha, Oliveira Tardina (gerente na altura do bar da Casa do Povo, tendo a apresentação de Pinto da Costa acontecido no salão desta instituição), entre outros. Hoje, Pinto da Costa é reconduzido para o 12º mandato, mas já prometeu que o seu último acto público como presidente do FCP será onde começou: em Vizela.




(NOTICIA JN)

«Pinto da Costa será reconduzido hoje para o 12.º mandato na presidência dos dragões

Realizam-se hoje, sábado, as eleições para os órgãos sociais do F. C. Porto, com uma lista única a sufrágio, encabeçada por Pinto da Costa. No 12.º mandato ao leme do clube, o dirigente terá como objectivo construir um museu e superar o Benfica em troféus conquistados.

Há 28 anos, quando Pinto da Costa assumiu a presidência do F. C. Porto, o clube das Antas tinha 15 títulos, menos de um terço dos do Benfica (47). Hoje, os dragões estão muito mais perto do rival lisboeta, com 64 troféus no palmarés, que serão 65 em caso de vitória, amanhã, na final da Taça de Portugal, enquanto as águias passaram a somar 67 no domingo passado, graças à vitória na Liga portuguesa. Pode, por isso, dizer-se que uma das grandes metas do líder portista, no mandato que iniciará quando for reconduzido na presidência durante o acto eleitoral de hoje, será ultrapassar o clube da Luz no número total de títulos conquistados.

Para começar, pretenderá, como afirmou na altura em que anunciou a recandidatura, devolver a equipa azul e branca ao topo do campeonato nacional, perdido na época que agora está a terminar. O dirigente disse, também, que, num futuro próximo, o F. C. Porto iria voltar a ganhar na Europa, pelo que, no novo mandato, procurará levar o clube a mais vitórias internacionais, que nunca tinha conseguido antes de Pinto da Costa chegar à presidência da direcção, e que nesta altura já são seis (duas Taças/Ligas dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Supertaça Europeia e duas Taças Intercontinentais).

A consolidação financeira do clube, e da respectiva SAD, e a construção de um museu, um sonho antigo do presidente, são outros objectivos de Pinto da Costa para o próximo triénio, durante o qual irá ultrapassar a impressionante fasquia de 30 anos à frente dos destinos dos dragões. No final deste 12.º mandato, completará 31 e ficará a apenas quatro anos do registo de Santiago Bernabéu, que foi presidente do Real Madrid entre 1943 e 1978.

A candidatura única aos órgãos sociais do F. C. Porto irá ainda eleger Sardoeira Pinto e Nunes de Almeida, respectivamente, como presidentes da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, sendo que o primeiro fez parte das direcções de Pinto da Costa desde 1982. Como vice-presidentes, encontram-se nomes bem conhecidos do universo portista , como os de Reinaldo Teles, Adelino Caldeira, Angelino Ferreira, Joaquim Pinheiro, Ilídio Pinto, Alípio Jorge, Álvaro Pinto ou Fernando Gomes, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto.

Relativamente à direcção anterior, merece destaque a saída de Fernando Gomes, que se prepara para ser eleito presidente da Liga de Clubes, e que abandonou há cerca de quatro meses o F. C. Porto, tal como a administração da SAD azul e branca.


NUNO A. AMARAL (JN)»



Partilhar