Colégio Vizela em Formação Internacional

Na passada semana, a Directora Pedagógica do Colégio Vizela, Carla Baptista, esteve em formação em Maastricht – curso: Crossing Borders,( Bolsas de Formação Contínua Comenius - 1.ª Fase de 2010) no seguimento do objectivo de internacionalização daquela escola.



Em Maastricht, Carla Baptista participou num programa que integrou professores de vários países da Europa (Holanda, Finlândia, Roménia, Espanha, Polónia, Alemanha, República-Checa, Portugal).

Durante os sete dias de formação (16 a 22 de Maio), o tema da Interculturalidade foi a principal preocupação. Na cidade de Maastricht e na sua região, existem diferentes línguas e culturas entrelaçadas. Atravessar fronteiras é assim um meio natural e necessário todos os dias. A mudança de códigos (linguísticos, sociais e culturais) é diária nesta região da Europa.

Os participantes tiveram a oportunidade de participar em oficinas sobre políticas de educação intercultural na teoria e na prática, comparar e discutir diferenças culturais nos valores e as implicações didácticas e pedagógicas. O curso abrangeu também as diferenças culturais da escola, o que ajudou os participantes a criarem projectos europeus bem sucedidos.

Aprender na Europa implica que os professores dominem competências relacionadas com a interculturalidade. As escolas da Europa deverão preparar os alunos para serem cidadãos do mundo através de uma específica filosofia de vida, uma específica forma de ver o mundo: open mind/open heart/open will.

Ter uma visão macro da educação europeia ajuda o Colégio Vizela a (re)pensar práticas, orientações.

Partilhar