Escolas de Infias inauguram U.I.E.

A Direcção do Agrupamento Vertical de Escolas de Infias vai proceder à Inauguração da Unidade de Intervenção Especializada (UIE) com o tema “ Tudo Bem Ser Diferente”, a realizar na EB2,3/S, na sala UIE, no dia 19, de Maio pelas 15 horas.


A Directora da Escola, Rosa Maria Freitas de Carvalho explica o porquê desta valência:

«A promoção dos direitos e da dignidade das pessoas incapacitadas fez as escolas movimentarem-se no sentido de responder às necessidades da sua população escolar. Neste sentido, o Agrupamento Vertical de Escolas de Infias, associou-se ao princípio da educação inclusiva adoptado na Conferência Mundial da UNESCO sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade, cujo objectivo é alcançar e vencer até 2015 a educação básica para todas as pessoas com incapacidade.

Como Directora deste Agrupamento ao elaborar o meu projecto de intervenção constatei “uma grande necessidade em assegurar uma resposta educativa a grupos de alunos com problemáticas de grande complexidade de forma a garantir uma oferta de educação especial organizada num continuum de respostas educativas”. Quero uma escola de todos e para todos! Pretendo que esta unidade constitua um recurso valioso investindo na promoção e consolidação dos princípios da “escola inclusiva”, respeitando as diferenças individuais. Assim, passará a constituir um recurso especializado do nosso agrupamento para a educação de alunos com necessidades educativas especiais de carácter prolongado decorrentes de problemáticas de grande complexidade»


Partilhar