Temperaturas vão descer dez graus já no domingo

Na foto o espelho d'água do Jardim Manuel Faria que tanta beleza dá ao centro da cidade de Vizela.



O calor pouco habitual para a época vai manter-se até domingo, antes de descer cerca de dez graus. E levou a Direcção-Geral da Saúde a emitir uma lista de precauções a ter, essencialmente, entre a população mais vulnerável - crianças, idosos e doentes crónicos.

Os distritos mais afectados - Braga, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Beja - estão em alerta amarelo, pelo que a população deverá aumentar a ingestão de líquidos sem açúcar (evitando bebidas alcoólicas). Manter-se em locais frescos, evitar esforços físicos e a exposição directa ao sol entre as 11 e as 17 horas e usar roupas leves que cubram o corpo ao máximo são alguns dos conselhos da DGS.

A verdade é que a onda de calor tem os dias contados. De acordo com o Instituto de Meteorologia, Lisboa contará hoje com máximas de 34 graus, que descerão para 32 amanhã e para 23 no domingo.

O mesmo esfriamento abrupto ocorrerá em Setúbal (21 graus no domingo). Já Braga, Leiria, Santarém e Beja sentirão mais a descida de temperatura apenas na segunda-feira (21, 22 e 20 graus).

No Porto, os termómetros fixam-se nos 32 graus até amanhã, para passar para os 22 no domingo. Certo é a manutenção do sol, que só dará lugar a aguaceiros a partir de segunda-feira.

(noticia JN, foto ddV)

Partilhar