Actividades da Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes




Aqui há história

“O Cuquedo” de Clara Cunha
Andava uma manada de hipopótamos de um lado para o outro quando apareceu uma zebra e disse:
- Alto lá! Podem dizer-me, hipopótamos, o que vocês andam a fazer de cá para lá e de lá para cá?
- Ai, tu não sabes? Chegou à selva o Cuquedo.
Queres saber quem é o Cuquedo? Esperamos por ti na biblioteca.
Público: + 4 anos / Inscrições prévias.

“Teatrinho das Vogais” de Maria do Céu Nogueira
De uma forma interessante e divertida dá-se a conhecer as vogais às crianças.
Público: + 4 anos / Inscrições prévias.

“O Cágado Damião” de Maria do Céu Nogueira
Era uma vez um cágado que vivia numa pocinha. Damião, não nome de Baptismo, mas nome dado pelas crianças, a caminho da escola, quando vinha chapinar, lentamente, na água enlameada.
Ó cágado Damião,
Damião, Damião, Damião!
Tu és muito mandrião.
Mandrião, mandrião, mandrião!
O cágado não gostava nada que as crianças lhe chamassem mandrião e então tentou arranjar maneira de lhe chamarem brincalhão… Mas será que conseguiu?
Público: + 4 anos / Inscrições prévias.

“A Formiguinha Perguntadeira” de Maria do Céu Nogueira
Era uma vez uma formiga que subia serra acima num dia de neve. Sentindo que esta lhe dificultava a caminhada e a prendia, interrogou:
-Ó neve, tu és tão forte que meu pé prendes?
E a neve respondeu:
-Mais forte é…
Público: + 4 anos / Inscrições prévias.

Teatro de Sombras “A Ilha dos Amores” de António Figueirinhas
“Conhece a Ilha dos Amores aqui em Vizela, digna irmã por sinal, da que nos pintou Camões…excepto nas aventuras do manhoso Leonardo? A Ilha dos Amores, é uma das preciosidades mais deliciosas de Vizela. (…) E para que nada falte à Ilha dos Amores, lendas adoráveis e na maior parte alentadoras, coroam o belo recinto duma carícia doce e meiga.
Público: maiores de 8 anos.

Oficina de escrita criativa "Eu espero"
A oficina tem por base o livro "Eu espero", de Davide Cali, um livro que fala das coisas pelas quais se espera na vida. Quando se é pequeno, esperam-se pequenas coisas: que o bolo esteja bom, que chegue o Natal, um beijo antes de adormecer; depois, ao crescer, esperamos coisas maiores: o amor ou o fim da guerra. E tu, que esperas?
Público: + 8 anos / Inscrição prévia.
Histórias Visuais
Será possível ler um livro sem palavras? Será que as imagens nos podem contar uma história? Claro que sim, as imagens contam-nos muitas histórias, de todos os tamanhos e feitios, doces e amargas, grandes e pequenas ... Cada imagem tem uma história pronta a ser contada, e tu vais ser o contador.
Público: + 8 anos / Inscrição prévia.

Pintores de Palmo e Meio
Temos na Biblioteca um cantinho onde podes dar largas à tua imaginação e, com os materiais que lá tens podes desenhar, pintar, fazer colagens, etc.
No final, os trabalhos serão expostos para que todos os possam apreciar.
Tema: Dia mundial da criança
Oficina de pintura criativa
A oficina de pintura criativa pretende ser um espaço de auto-expressão e criatividade, onde entre pinceladas e conversas se vai dando cor e forma à tela. As sessões têm a duração de 3 horas, e a técnica usada é a de pintura a óleo sobre tela.
Terças ou quintas. 15h00 / 18h00. Mediante inscrição prévia.

Oficina de artes decorativas
Da pintura em madeira ou vidro à bijuteria, na oficina de artes decorativas são imensas as técnicas que pode aprender, que lhe vão permitir transformar peças vulgares em objectivos de decoração que todos vão elogiar.
Segunda-feira. 15h00 / 18h00. Mediante inscrição prévia.

Grupo de Teatro Fundação Jorge Antunes
O Grupo de Teatro da Fundação Jorge Antunes nasceu em 1999 como um meio de sensibilização cultural e de encontro mediante a prática teatral e desde então tem crescido e tem-se afirmado na comunidade vizelense. Se tens o bichinho do palco e se o teatro te atrai, inscreve-te como membro.

Universidade Sénior do Rotary Clube de Vizela
A Universidade Sénior do R.C. de Vizela é uma instituição de ensino não -formal, vocacionada para a ocupação dos tempos livres das pessoas interessadas em partilharem a sua formação ao longo da vida. As disciplinas a disponibilizar são: Cultura Geral, Saúde e Socorrismo, Inglês, Francês, História, Informática, Fotografia, Artes Plásticas (Pintura e Desenho), Ginástica de Manutenção, Danças de Salão, Música e Escrita Criativa.

Partilhar