Chefes de Urgência do hospital de Braga põem lugar à disposição

NOTÍCIA JN



- Emília Monteiro-JN

No Hospital de S. Marcos, em Braga, oito médicos puseram o lugar à disposição da administração e esperam ser substituídos. O director do Serviço de Ortopedia também quer sair.

Oito chefes de equipa do Serviço de Urgência do Hospital de S. Marcos, em Braga, puseram o lugar à disposição da administração da unidade hospitalar, agora gerida pelo Grupo José de Mello Saúde.

A decisão de colocar o lugar à disposição foi comunicada aos responsáveis pelo hospital mas os chefes de equipa permanecem em funções até que sejam substituídos. Também Norberto Nunes, o director do Serviço de Ortopedia colocou o lugar à disposição da administração da Escala Braga, a empresa que o Grupo José de Mello Saúde criou para gerir aquela unidade de saúde.

Tal como o médico Norberto Nunes, os chefes de equipa do Serviço de Urgência, querem deixar de exercer funções por discordarem da forma como a nova administração quer gerir a unidade de saúde.

“Há uma pressão inexplicável sobre os médicos, os enfermeiros e os auxiliares. Pressão para que assinem acordos individuais de trabalho antes do hospital mudar para as novas instalações e pressões para que se atenda mais doentes, em menos tempo e com menos condições”, referiu ao JN um clínico.

No caso do director de Serviço de Ortopedia, fonte da administração da Escala Braga indicou como causa para o pedido de saída, “dificuldade de reorganização da equipa de acordo com o que se definiu ser um modelo mais eficaz para responder às necessidades de cuidados ortopédicos da população”.

Em Oftalmologia, a própria administração substituiu o anterior director de Serviço pelo médico Fernando Vaz. A parceria público/privada entre o Ministério da Saúde e o Grupo José de Mello não tem sido pacífica em Braga.

Partilhar