JOSÉ LUÍS DE ALMEIDA

Amava Vizela e por isso passou pelas mais importantes colectividades desta Terra com uma dedicação absoluta. Foi mais que notória a sua Presidência nos Bombeiros de Vizela, sendo hoje uma das mais prestimosas referências da Real Associação.





José Luís de Almeida nasceu na freguesia de S. João das Caldas-Vizela, no dia 13 de Julho de 1911. Esteve no grupo de vizelenses que oficializaram a fundação do Futebol Clube de Vizela, exerceu a função de Redactor no Notícias de Vizela e foi eleito pela primeira vez Presidente da Direcção da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela em 1949 cargo que exerceu por longos mandatos. Foi o presidente do Centenário dos Bombeiros vizelenses em 1977.

A sua dedicação à causa nobre do voluntariado, sendo um dos mais destacados Bombeiros sem farda que passou pela Real Associação, valeu-lhe os seguintes condecorações:

- Medalha de Ouro - 2 Estrelas - da Liga dos Bombeiros Portugueses
- Comendador Ordem de Benemerência (título de recebeu em Lisboa das mãos de Marcelo Caetano).
- Medalha de Ouro Gratidão - Bombeiros de Vizela
- Medalha de Ouro - "Comandante Luís Mário - Bombeiros de Fafe
- Gran-Cruz de Ouro - Gratidão Bombeiros de Vizela
- Presidente Honorário - Bombeiros de Vizela
- Sócio Benemérito - Bombeiros de Vizela
- Presidente Honorário - Bombeiros Voluntários do Porto
- Presidente Honorário - Bombeiros Voluntários de Fafe
- Crachã de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses (entregue em 1975 por Vítor Melícias, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (ver filme)


Depois de falecer, a Junta de S. João das Caldas, atribuiu o seu nome a uma rua desta freguesia (entre o Hospital de Vizela e a entrada para a rua Laurinda Magalhães em Moreira de Cónegos).
José Luís de Almeida foi sepultado em S. Miguel das Caldas.
O seu funeral teve um aparato nunca visto em Vizela depois da morte do Comendador Joaquim de Sousa Oliveira.


Partilhar