Faleceu Fernando Jorge Presidente da Junta de Freguesia de Barrosas-Sto Estêvão-Lousada


Fernando Jorge dos Santos Martins foi um autarca que se tornou conhecido no meio vizelense por não apoiar a integração da freguesia de Santo Estevão no Concelho de Vizela. Padecia há algum tempo de doença incurável e tinha 48 anos. O seu funeral realiza-se hoje (18h) em Barrosas-Santo Estevão.


O autarca padecia já há algum tempo de doença incurável. O seu funeral ocorre logo, pelas 18 horas, desde a capela mortuária de Barrosas onde se encontra em câmara-ardente, para a Igreja do Bom Jesus e dali para o cemitério do Bom Jesus.
Fernando Jorge Martins teve um papel preponderante na manutenção da freguesia de Santo Estêvão no concelho de Lousada.
No dia 19 de Março de 1998, o concelho de Vizela foi votado com nove freguesia, mas viria a perder duas (a outra foi Regilde) num conturbado processo que mediou entre a votação na generalidade e a votação na especialidade na AR.
Os autarcas de Guimarães, Lousada e Felgueiras, jogaram com a redução da área geográfica para obstaculizar a promolgação da lei que votava o concelho de Vizela, tendo nesse período o projecto já votado perdido as freguesias de Regilde, presidida por Arnaldo Marinho e a de Santo Estevão, presidida por Fernando Jorge Martins.
O concelho vizelense fiacaria assim reduzido a sete freguesias, tendo a Comissão da Especialidade agradado a gregos e a troianos e o presidente da República, Jorge Sampaio, pondo uma pedra sobre o assunto rubricando o novo concelho.
O ddV apresenta à familia dao autarca falecido, votos de sentido pesar.

Partilhar