FENÓMENO: Centenas de gaivotas no Rio Vizela



O rio Vizela está invadido de gaivotas. A sua concentração dá-se a um quilómetro do extremo de Vizela (saída de S. João para Vilarinho) entre as vilas de Vilarinho (próximo ao campo de futebol) e Moreira de Cónegos (próximo da antiga fábrica da Cuca). Estas aves marinhas estão a alimentar-se do peixe concentrado em grande abundância na barragem hídrica da Cooperativa Eléctrica de Moreira de Cónegos. São às centenas e também procuram alimento na grande lixeira de Lustosa-Lousada.






Alguns populares residentes próximo da mini-barragem dizem que é a primeira vez que tal acontece, mas há quem defenda que o ano passado a área terá sido «vistoriada» por meia dúzia de gaivotas batedoras que por ali permaneceram durante alguns dias.
A costa de mar mais próxima está a cerca de 40 km (Matosinhos ou Póvoa de Varzim), mas há quem defenda que estas aves surgem da zona de Viana do Castelo.




Populares referem que elas partem à noite e voltam no dia seguinte, outros afiançam que as aves pernoitam em fábricas abandonadas e no meio dos matagais daquele espaço.
Alguns residentes da zona dizem que elas sujam os seus telhados e algumas vezes procuram alimento nas pequenas hortas.

Um vilarinhense mais idoso garante que as gaivotas já estiveram naquele local há 50 anos quando se sentiu falta de peixe no mar, outros dizem que esta é a primeira vez que estas aves marinhas por ali estacionam.
Naquele pequeno braço do rio Vizela há ainda inúmeros patos, garças e pequenas rãs que servem também e alimento às gaivotas e a outras aves pernaltas.
O rio está com imenso lagostim de água doce, um petisco que as gaivotas apreciam (apesar da poluição), para além de outras espécimes de peixes.
As gaivotas podem trazer com elas alguns incómodos, mas o cenário que oferecem é lindo. Não deixe de ver o vídeo que aqui lhe apresentamos e que foi registado no meio de um canavial na margem esquerda do rio Vizela.



AS GAIVOTAS

As gaivotas (erroneamente chamadas de gaviotas) são aves marinhas da família Laridae e sub-ordem Lari. São próximas das gaivinas, e estão mais distantes das limícolas, airos e rabos-de-palha. A maior parte das gaivotas pertence ao grande género Larus.

São, regra geral, aves médias a grandes, tipicamente cinzentas ou brancas, muitas vezes com marcas pretas na cabeça ou asas. Têm bicos fortes e compridos e patas com membranas.

A maioria das gaivotas, particularmente as espécies de Larus, nidificam no solo e são omnívoras, e comem comida viva ou roubam alimento conforme surja a oportunidade.

Com excepção das gaivotas-tridáctilas, as gaivotas são espécies tipicamente costeiras ou de interior, e raramente se aventuram em mar alto. As espécies de maiores dimensões levam até quatro anos a atingirem a plumagem completa de adulto, mas as espécies menores normalmente apenas dois anos. (wikipédia)

Partilhar