Lagostins no rio Vizela e peixes no regato de Sá


Veja o vídeo. Lagostins encontrados no rio e no lago do parque.


No vídeo pode-se ver o funcionário municipal Domingos Vilela com um lagostim que retirou hoje do lago do Parque onde o voltou a colocar. Mas muitos outros lagostins foram encontrados nos últimos dias no rio e lago do parque.
O lago está a ser devastado das algas e outras ervas daninhas, devendo fechar as comportas na próxima semana.
Algumas árvores do parque, já centenárias, começam a cair de velhas. No vídeo pode-se ainda ver os funcionários da CMV a cortarem os canos da árvore que tombou à entrada do lago. Outras árvores novas são plantadas.

No ribeiro de Sá (nasce em Santa Eulália, passa Santo Adrião e desagua no rio Vizela próximo à Cascalheira) há abundância de peixe, nomeadamente bogas e e escalos.
O vídeo vale o que vale mas serve para registar o regresso de alguma fauna que havia desparecido e outra que se apresenta de novo.

O LAGOSTIM SEGUNDO O WIKIPÉDIA

Lagostim é o nome vulgar das espécies menores de crustáceos da subordem Astacidea (à qual também pertencem alguns dos maiores crustáceos, como o lavagante). Também se usa este nome para os camarões de grandes dimensões. Dentre as espécies marinhas que ocorrem na costa brasileira e possuem este nome popular, encontram-se algumas da família Nephropidae, como Metanephrops rubellus.


Características

Assim como os demais artrópodes (animais de patas articuladas), os lagostins sofrem diversas ecdises (troca de carapaça) para crescer. A carapaça original é descartada quando a quantidade de hormônio de crescimento desses artrópodes atinge certo grau, e somente depois do descarte é que a nova carapaça cresce. Durante o período da troca, até que a nova carapaça fique rígida, o lagostim passa uma maior quantidade de tempo escondido, para proteção, já que a sua proteção natural, a carapaça, ainda não está totalmente formada.

Partilhar