Regresso à Escola Joaquim Pinto 48 anos depois

Professora Ema Xavier Carvalho, hoje com 65 anos, ficou emocionado ao voltar à escola onde iniciou a sua carreira de professora com 17 anos e ao ter novamente sentadas nas carteiras as suas primeiras alunas.


Realizou-se na sexta-feira um encontro das primeiras alunas da professora Ema Xavier Carvalho que frequentaram a primeira classe na Escola Primária de S. João das Caldas em 1962. Quarenta e oito anos depois, parte das alunas de Ema Xavier, decidiram convocar um encontro que começou na escola onde, sempre na companhia desta professora de Guimarães, estudaram da primeira à quarta classe.
Ema Xavier ficou comovida quando entrou na sala da Escola Joaquim Pinto onde aos seus 17 anos deu as suas primeiras aulas (hoje tem 65 anos)a este grupo de vizelenses (hoje todas com mais de 50 anos).

Luzia Freitas disse ao ddV que «o programa constou de uma visita à nossa antiga, hoje excelentemente recuperada, onde eu li um pequeno texto, escrito pela Manuela Ribas, e a Maria José leu uns versos escritos por ela. Oferecemos à nossa professora um ramo de flores, tiramos a foto de «familia» s e depois fomos jantar e recordar os tempos vividos na sala de aulas».
Estiveram presentes 25 ex-alunas tendo vindo duas de propósito de França onde se encontram a viver.

Um pouco da prosa lida para a professora Ema pela ex-aluna Luzia Freitas:

«Num início de tarde de um lindo dia de Outubro de 1962,um conjunto de meninas , pequenas e frágeis aguardavam a chegada da sua professora. Eram vários os sentimentos que nos inquietavam no momento em que a vimos pela primeira vez. Ficamos rendidas - era tão linda, elegante e tão jovem! É essa, ainda hoje, a imagem que temos bem presente na nossa memória................
Foram muitas as sementes boas que em nós lançou e que foram germinando e dando frutos ao longo dos anos que já vivemos».
A repetição deste encontro onde tantas memórias foram vividas, não ficou fora de hipótese.


Partilhar