"Falsa médica" do IPO é um homem"

JORNAL DE NOTÍCIAS: Há casos em Vizela, em Aveiro, como evidenciavam testemunhos recolhidos pelo JN, em Gaia, em Guimarães e em Lisboa, a acrescentar às situações do Hospital de S. João, denunciadas ontem pelo JN.


«A Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto deteve um homem, de 46 anos, suspeito de ter enganado pacientes do IPO através de "consultas" telefónicas em que as induzia a praticarem actos sexuais.

O indivíduo, de 46 anos, foi apanhado em flagrante a contactar uma das vítimas e é de Santo Tirso. O Comando da PSP do Porto remete mais esclarecimentos para uma conferência de imprensa na manhã de hoje, sexta-feira.

Como o JN noticiou, o Instituto Português de Oncologia ( IPO ) foi a instituição mais citada em dezenas de casos de mulheres enganadas com suspeitas de cancro e induzidas a praticarem actos sexuais em "consultas" telefónicas. O esquema estende-se ao Centro e Sul.

Há casos em Vizela, em Aveiro, como evidenciavam testemunhos recolhidos pelo JN, em Gaia, em Guimarães e em Lisboa, a acrescentar às situações do Hospital de S. João, denunciadas ontem pelo JN. São vários os nomes dos hospitais usados neste esquema de fraude, mas o IPO do Porto será o que reúne mais queixas.

Foi, aliás, com base em reclamações apresentadas por esta unidade de saúde que o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Ministério Público do Porto iniciou uma investigação, em 2006, que acabou arquivada, como noticiou o JN.


Partilhar