Assinatura do Acordo R.N.C.C.I. para a Unidade de Média Duração e Reabilitação da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde acaba de assinar com a Administração Regional de Saúde o acordo para a integração dos serviços desta Instituição na rede nacional de Cuidados Continuados.


A assinatura ‘Acordo para a Unidade de Média Duração e Reabilitação da Cuidados Continuados Integrados’ teve ontem lugar, dia 28 de Outubro, nas instalações da Administração Regional de Saúde do Norte, no Porto, envolvendo igualmente o Instituto da Segurança Social.

Na outorga do referido Acordo, com a presença do provedor da Santa Casa da Misericórdia, a ARS - Norte esteve representada Maria Filomena Cardoso, do Conselho Directivo daquela instituição. O Instituto da Segurança Social foi representado por Luís Filipe Silva, adjunto do Centro Distrital da Segurança Social de Braga.
A assinatura do acordo em apreço representa uma grande conquista para a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, considerando que há muito vimos solicitando a integração da Unidade de Cuidados Continuados Integrados desta instituição na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, feito agora alcançado.

O Acordo entrou em vigor ontem, e tem como principal finalidade criar as condições para a intervenção da n/ Instituição, dirigida a pessoas com perda transitória de autonomia, potencialmente recuperável, que necessitam de cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial, em regime de internamento de média duração.
A ARS - Norte e o Instituto de Segurança Social prestarão o apoio técnico necessário à n/ Instituição, para o desenvolvimento dos cuidados de saúde referidos. A admissão dos utentes na Unidade de Cuidados Continuados desta Misericórdia proceder-se-á por referenciação da Equipa Coordenadora Local.

A concretização deste protocolo permite assegurar capacidade de resposta a uma carência social cada vez mais premente na sociedade actual, seja em meios urbanos ou rurais, com pessoas de terceira idade que perderam a sua autonomia e sem possibilidade de receber dos familiares o apoio necessário.

No actual contexto do desenvolvimento social e fortemente marcado pela pressão económica e laboral que se abate sobre as famílias, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde mantém-se fiel aos seus princípios e valores de bem fazer.
O objectivo é, sempre, ir ao encontro das necessidades da população e assegurar a prestação de um serviço de qualidade. A Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde é, hoje, a maior instituição do concelho e um referencial de dinamismo, graças à forte diversidade de serviços na área social e ao nível da saúde. São 65 anos de história com uma invulgar capacidade de resposta para superar as necessidades da população, marcada pela ruralidade e pela interioridade da nossa região.

Partilhar