Grupo Folclórico de Tagilde sobe ao palco pela primeira vez



No passado sábado, dia 20 de Novembro de 2010, o Grupo Folclórico da Tagilde fez a sua primeira actuação no Magusto da Comunidade de Tagilde.









Apesar da chuva foram muitas as pessoas que se juntaram a esta festa, não deixando de prestar palavras de apoio e de incentivo, mostrando-se orgulhosos com a criação de um grupo folclórico na Terra. É de realçar que o Grupo Folclórico de Tagilde da Associação Cultural e Recreativa de S. Salvador de Tagilde (ACRSST), fundada em 04 de Março de 2010, nasceu do esforço de muitas pessoas da Terra, que tiveram como intuito divulgar, preservar e fazer renascer as tradições etno-folclóricas da Freguesia de Tagilde.
Este grupo folclórico é constituído por pessoas de todas as idades, e por isso, pertencentes a gerações distintas.

O Grupo Folclórico da Tagilde representa a Região do Baixo Minho, sofrendo também influências do Douto Litoral, apresentando, por isso, diversos trajes característicos da Região, que vão do Rico ao Pobre, pretendendo dar a conhecer o tipo de população que outrora existiu na freguesia e da qual somos herdeiros.
As Danças e Cantares interpretadas pelo Grupo Folclórico de Tagilde constituem uma recolha da tradição da Região e da Freguesia e pretendem demonstrar os vários momentos vividos pelos nossos antepassados, tais como: o final dos trabalhos agrícolas (desfolhadas, vindimas, colheitas), as caminhadas ou rusgas para as romarias, os encontros nas tardes domingueiras e de dias santos nas eiras das casas, no adro da igreja e em alguns lugares da Freguesia.

Ao terminar, a Presidente do Grupo Folclórico de Tagilde, Paula Lima, usou da palavra para agradecer todo o carinho e apoio prestado pela comunidade, e disse que o Grupo Folclórico de Tagilde é e será, hoje e sempre, o mensageiro da nossa Comunidade e da nossa Terra. Adiantou ainda, que a Associação Cultural e Recreativa de S. Salvador de Tagilde (ACRSST) está a preparar a verdadeira apresentação do Grupo Folclórico, que será em 2011, na altura do seu baptismo.


Partilhar