Governador Civil de Braga reuniu com comandantes


Vão ser entregues cinco viaturas - entre desencarceramento e combate a incêndios - que vão beneficiar os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, de Cabeceiras de Basto, de Vila Nova de Famalicão e de Vizela.
Ao todo vão ser repartidos 50 mil euros pelas corporações do distrito de Braga entre as quais a de Vizela, corporação comandada por Paulo Oliveira (foto).


O Governador Civil de Braga, Fernando Moniz, teve um encontro com as Associações humanitárias de Bombeiros Voluntários do distrito A reunião de ontem com as associações humanitárias serviu também para fazer o ponto de situação da entrega de viaturas e das candidaturas ao QREN para ir ao encontro das necessidades. Vão ser entregues cinco viaturas - entre desencarceramento e combate a incêndios - que vão beneficiar os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, de Cabeceiras de Basto, de Vila Nova de Famalicão e de Vizela.

O Governo Civil de Braga vai dividir 50 mil euros pelas associações de Bombeiros Voluntários do distrito.
O governador civil, Fernando Moniz, anunciou o apoio numa reunião que ontem manteve com todas as Associações Humanitárias e com o presidente da Federação de Bombeiros do distrito.
É o segundo apoio dado, este ano, pelo Governo Civil aos corpos de Bombeiros Voluntários, explicou Fernando Moniz aos jornalistas, antes do início da reunião.

O governador civil admite que “não é muito significativo”, mas “é uma forma de compensar o esforço feito pelos corpos de bombeiros ao longo do ano”.
Este apoio de 50 mil euros é “o corolário de um conjunto de poupanças” explicou o representante do Governo, que responde, assim, “àqueles que dizem que os Governos Civis são gastadores e contribuem para o défice e para a dívida”.
“Fazemos por boas causas” e “temos canalizado tudo o que é possível para os Bombeiros” aponta Fernando Moniz, lembrando que “todos dizem que apoiam, mas nem todos efectivamente apoiam”.

A reunião de ontem com as associações humanitárias serviu também para fazer o ponto de situação da entrega de viaturas e das candidaturas ao QREN na tentativa de ir ao enc ontro das necessidades.
Vão ser entregues cinco viaturas - entre desencarceramento e combate a incêndios - que vão beneficiar os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, de Cabeceiras de Basto, de Vila Nova de Famalicão e de Vizela.

O governador civil referiu que uma nova candidatura irá permitir aumentar este número para cerca de uma dezena, num investimento global de 700 mil euros, “um valor considerável ao nível do distrito”.
As viaturas, a ser entregues por fases, também foram financia-das pelo Governo Civil na sua componente nacional.
Fernando Moniz congratulou-se ainda com a abertura de candidaturas para instalações dos corpos de bombeiros.

Depois de Cabeceiras de Basto, cujas obras de ampliação e beneficiação do quartel já foram inauguradas, estão aprovadas as candidaturas dos Voluntários de Riba d’Ave e dos Voluntários das Taipas.
Em análise, está a candidatura da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga.
O governador civil revelou também que tem estado em diálogo com o Governo e com a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) no sentido de reduzir a comparticipação nacional dos investimentos, que é da ordem dos 30 por cento contra os 70 por cento de fundos comunitários.

Fonte Correio do Minho, jornalista Teresa M. Costa)

Partilhar