CDS requer melhor serviço de saúde a Norte




"O CDS solicitou à Comissão de Saúde que requeira a presença do Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte. Esta solicitação deve-se á forma como o processo de reorganização dos serviços de saúde do Norte tem vindo a ser conduzido, com grande insatisfação das populações locais.

O último episodio deste controverso processo ocorreu em Celorico de Basto, com um fax enviado às 17.58h pelo sr. Presidente da ARS Norte comunicando à Câmara Municipal que o SAP de Celorico de Basto encerraria neste mesmo dia das 24:00h às 08.00h.
Assim, não podemos interpretar a atitude do Presidente da ARS Norte de outra forma, que não seja uma tremenda falta de respeito por uma população que necessita deste serviço de urgência e que não tem outro serviço a que possa recorrer. Importa não esquecer que, a somar a estes factos, e de acordo com o comunicado da Administração Regional de Saúde do Norte, “no Centro de Saúde de Celorico de Basto estão inscritos 21.599 utentes, com uma média de inscritos de 1.479 utentes por Médico de Família, existindo 7.703 utentes sem Médico de Família (…)”, ou seja, mais de 35% desta população não tem médico de família.

Do comunicado da ARS Norte ressaltam fortes incoerências entre a análise da situação actual e a solução de encerramento do SAP, desde logo ao afirmar que “ Quando os utentes não são atendidos pelo seu médico de família, pode ocorrer o recurso à repetição de meios complementares de diagnóstico, nem sempre inócuos para aqueles e a eventual mudança da terapêutica, gerando um sentimento de confusão e resultado em prejuízos clínicos e económicos graves para os utentes”, o que em nosso entender é contraditório com a afirmação de que ““ As situações clínicas agudas, no âmbito do ambulatório, continuarão a ser atendidas pelos médicos de serviço, no horário atrás indicado”.

A população não percebe esta pressa do governo em encerrar o serviço, quando está prevista a abertura do novo hospital de Amarante e a requalificação das urgências do Hospital de Guimarães, que seria uma solução positiva para a melhoria dos cuidados de saúde.




O Deputado
Altino Bessa

Partilhar