Unidade de Saúde de Vizela pronta a receber doentes




Inauguração oficial deverá ocorrer em Abril já com esta Unidade de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, que vai receber 30 acamados em regime média e longa duração, em funcionamento.





Como pode ler no texto da autoria do site da SCMV, a obra sofreu um ligeiro atraso mas aí está ela pronta a serviços inúmeros doentes, sobretudo os vizelenses que tinham de ocupar camas em hospitais bem distasntes da sua terra.

texto SCMV
O projecto apresentado pela Santa Casa da Misericórdia de Vizela, em Outubro de 2008 na Administração Regional de Saúde do Norte, viu a sua aprovação ser concretizada. No seguimento desta informação, foi de imediato agendada a assinatura do protocolo de financiamento inserido na candidatura ao Programa Modelar, tendo o Sr. Provedor se deslocado à FIL, em 15 de Janeiro de 2009 para a assinatura do mesmo, tendo estado presentes na cerimónia o Primeiro Ministro José Sócrates, a Ministra da Saúde Ana Jorge, o Ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, entidades contempladas pelo referido Programa, entre outros.Desta candidatura importa referir que a implementação de um projecto de criação da Unidade de Cuidados Continuados, bem como de outras áreas específicas de apoio à promoção da saúde, como a fisioterapia, tem sido definido nos últimos anos nos planos anuais de actividade como um dos objectivos e metas a atingir pela Santa Casa da Misericórdia de Vizela.Em termos de espaço físico, o projecto apresentado pela Santa Casa visa a remodelação e adaptação do espaço ocupado pelo desactivado Hospital Concelhio de Vizela, com vista à criação de duas unidades de cuidados continuados, nomeadamente de média e longa duração e reabilitação (fisioterapia). A Santa Casa pretende implementar as duas unidades, dando assim resposta a um total de 58 utentes, distribuídos uniformemente por 29 camas cada. A unidade de fisioterapia ficará instalada no piso 0 e servirá os utentes da unidade de cuidados continuados, bem como os doentes integrados na rede. A unidade de cuidados continuados de média duração ficará localizada no 1º piso do edifício, ao passo que a unidade de longa duração ocupará o 2.º piso.No que respeita ao quadro de recursos humanos o funcionamento desta Unidade será assegurado por profissionais de diferentes áreas, nomeadamente, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, assistente social, auxiliares de acção médica, administrativos, ajudantes de acção directa, cozinheiras, entre outros.A dotação orçamental prevista para a realização da obra ronda os 4 250 000 euros, comparticipada em 750 mil euros pelo Programa Modelar, bem como cerca de 850 000 euros pela Câmara Municipal de Vizela, correspondente a 20% do custo total da obra prevendo-se a sua conclusão até finais de 2010.

Partilhar