COMUNICADO DO BLOCO DE ESQUERDA DE VIZELA



Se ama tanto a sua terra porque teima em mantê-la na bancarrota contribuído diariamente para a sua falência. O Bloco de Esquerda de Vizela não vai permitir que o saneamento financeiro seja feito à custa dos despedimentos dos trabalhadores para isso propomos:
Acabar com almoçaradas e jantaradas que empestam as contas do Município com verbas de aproximadamente 5 mil euros de dívidas só a um restaurante.
Consultadorias e serviços técnicos que são uma vergonha e gastam milhares de euros devem ser elaborados sempre com pessoal técnico do município e só em caso de não existência de técnicos camarários é que se deve recorrer ao exterior.

Chamar todos os trabalhadores para que colaborem com a necessidade de poupança. Caixa de sugestões: Deixar que os trabalhadores indiquem o melhor caminho é um estratagema de diminuição de custos barato e ao qual poucos prestam a devida atenção. A sua aplicação poupa anualmente muito dinheiro. Só que muitas vezes os benefícios desta medida só surgirão a médio prazo.

Renegociação dos contratos de cedência do Parque de jogos e do Parque das Termas.
Acordo com Faculdade de Arqueologia da Universidade do Minho que permita que os estudantes universitários estudem em Vizela os achados arqueológicos e a riqueza do nosso passado histórico projectando o concelho no mundo enquanto cidade romana.

Inscrição de Vizela na rota das cidades romanas de forma a captar verbas da EU para requalificar a praça da republica criando à superfície réplicas dos vestígios e mostrando outros através de tecnologias que permitam a visualização dos mesmos trazendo estudiosos e turistas ao nosso concelho. Recuperação dos achados arqueológicos espalhados por Portugal nomeadamente o Deus Bormanicus e construção de edifício museológico.

Criação de Bolsa para a reabilitação urbana dos edifícios da Rua Dr. Abilio Torres, Praça da Republica e Rua Joaquim Pinto. Realojando jovens no centro da cidade de forma a garantir o crescimento sócio cultural do centro cívico com todas as suas actividades económicas e sociais. A referida Bolsa deve ser objecto de candidatura ao Programa Jessica.

Um concurso publico para aquisição de combustíveis já e de imediato e a longo prazo a introdução de biocombustivel de produção da própria autarquia fruto da recolha dos óleos usados em todo o concelho reintroduzindo o mesmo nos consumos de viaturas de trabalho.

Pedido de licença e criação de frequência de rádio amador que permite uma enorme poupança nas comunicações entre serviços, chefias e vereadores.

Aluguer de terreno agrícola que permita a criação de viveiros tendo como serviços acrescentados a produção agrícola de frutos, tubérculos, leguminosas e produtos hortícolas que servirão a população dos infantários, à população escolar às famílias carenciadas e às ipss este serviço deve estar aberto a todos os cidadãos que queiram produzir para si e para os seus familiares os produtos agrícolas.

Com este serviço rentabiliza os empregados e potencia a criação de emprego com a necessidade de mais trabalhadores uma vez que o município gasta centenas de milhares de euros em hortos e em subsídios às Associações de Pais que recebem em géneros ficando esta verba para salários da produção própria. Introdução de árvores de fruto no paisagismo local.

Implementação de uma verdadeira politica de limpeza de matas que permita poupança nos recursos afectos à protecção civil majorando os mesmos com receitas de coimas sobre os incumpridores criando produção própria de biomassa para aquecimento dos jardins de infância, escolas, organismos públicos, ipss e outros poupando nas contas de subsídios e gás, fomentando o emprego e as actividades económicas.

O Bloco de Esquerda de Vizela



Partilhar