XAVIER DE FREITAS «Este é o maior investimento privado de Vizela nos últimos dois anos»

A empresa vizelense XAVIER DE FREITAS comercializadora de materiais de construção e outros artigos, inaugura este sábado (16h00) um imponente imóvel com 12 mil metros quadrados de área coberta sobranceiro ao Estádio do Futebol Clube de Vizela. Um dos mais consagrados comerciantes de Vizela e dos vizelenses mais queridos, convidou amigos, autarcas, clientes, fornecedores para o corte da fita dum espaço comercial construído de raiz e que custou um milhão de euros (200 mil contos) sem contar com o valioso e bem localizado terreno. Xavier de Freitas tem um lema: "parar é morrer" e criar postos de trabalho é algo que lhe dá imenso prazer. "Gosto de ver as pessoas felizes à minha volta e os vizelenses sabem que sempre puderam e podem contar comigo» - diz.












Xavier estabeleceu-se há 20 anos na venda de materiais de construção com o depósito dos materiais localizado na rua da Barrosa em S. Miguel das Caldas onde vive.
Há nove anos alargou a área de venda com a abertura de uma loja com material de drogaria e pichelaria e noutro edifício materiais de casas de banho.
Não obstante considerar que a área de construção em Portugal está a passar uma fase menos boa, Xavier de Freitas não teme o futuro e lança-se para a frente: «Este espaço que vamos inaugurar permite-nos melhor funcionalidade dos nossos serviços. É uma enorme área coberta. Os camiões TIR podem entrar para carregar e descarregar material sem qualquer entraves; os n
ossos funcionários terão melhor mobilidade e os nossos clientes encontrarão em expositores tudo o que precisam».
Xavier de Freitas comercializa material capaz de levantar uma casa ou empresa do alicerce ao telhado. A empresa conta com uma equipa de 22 membros e uma frota automóvel de 18 carros inclusive vários camisões TIR.
Nesta fase inicial o material exposto na rua da Barrosa será transferido na ordem dos 50 por cento e mais para diante será todo removido para o novo espaço, ficando, no entanto, sempre algo perto da sede para atender a qualquer emergência.
Os cli
entes da Xavier de Freitas são de diversos pontos do país e vão desde o pequeno comprador de um simples saco de cimento passando a grandes empresas de construção do País.
A forma amável com que Xavier de Freitas, sua esposa e seus funcionários atendem os clientes, a forma como Xavier de Freitas gosta de apoiar as causas de Vizela e de outras localidades vizinhas, integram parte do sucesso desta empresa que tem vindo a crescer de ano para ano e não pretende parar. Quando perguntamos a Xavier qual o próximo investimento ele sorri e diz:
«Ainda não inaugurei este. Depois pensarei no futuro».

UM HOMEM DA SOCIEDADE

Xavier de Freitas tem a sua vida dividida entre os concelhos de Guimarães onde nasceu e o de Vizela onde vive.
Acordeonista por excelência, ajudou a fundar o Grupo de Reis da Casa do Povo que ainda hoje, três décadas depois, se mantém em actividade.
É rotário em Vizela, tendo já ocupado o cargo de Presidente, destacando-se do seu mandato a homenagem profissional ao Padre Constantino, sacerdote que seria dois anos depois reconhecido com a Medalha de Ouro Municipal.
F
oi vice-presidente dos Bombeiros de Vizela.
Foi director do Futebol Clube de Vizela.
Foi membro do Conselho Vitoriano do Vitória de Guimarães.
Membro activo do Conselho Pastoral de S. Miguel das Caldas.
Colabora com todas as instituições de Vizela.



Partilhar