Em Vizela não há escolas para fechar

Das 297 escolas que vão fechar, 132 pertencem à Direcção Regional de Educação do Norte (mas Vizela não está inserida neste número), 85 à do Centro, 68 à de Lisboa e Vale do Tejo, sete à do Algarve e cinco à do Alentejo. Em Vizela não há escolas para fechar mas sim para arranjar já que duas das mais importantes escolas vão entrar em obras.



Das 297 escolas que vão fechar, 132 pertencem à Direcção Regional de Educação do Norte, 85 à do Centro, 68 à de Lisboa e Vale do Tejo, sete à do Algarve e cinco à do Alentejo.

Ao todo, vão fechar escolas em cem dos 308 municípios portugueses.

Em quarto lugar na lista dos concelhos com mais escolas encerradas está Santo Tirso (dez). Seguem-se Tábua, Paços de Ferreira e Gondomar (oito), Alenquer, Ponte da Barca, Amares e Vila Nova de Famalicão (sete).

Em Celorico de Basto, Guimarães, Lamego e Ourém fecham seis escolas e em Alijó, Matosinhos, Cantanhede e Torres Novas fecham cinco.

O memorando da troika que o governo se comprometeu a cumprir em troca da ajuda financeira obriga Portugal a poupar este ano 195 milhões de euros com “a racionalização da rede escolar”.

O Ministério da Educação não divulgou para já quanto espera poupar em despesas com o encerramento destas 297 escolas.

Em 2013, a meta de redução de despesa no sector da Educação é de 175 milhões de euros.

No ano lectivo passado, o governo socialista fechou 701 escolas do primeiro ciclo, mais 200 do que a estimativa inicial, a maior parte das quais também na zona norte.

Durante o mandato de Maria de Lurdes Rodrigues, entre 2005 e 2009, fecharam 2500 escolas do primeiro ciclo do ensino básico.

O actual ministro da Educação, Nuno Crato, já tinha dito que iria encerrar 266 escolas com menos de 21 alunos.

(texto de Público)



Partilhar