Festival Ritek Paredes de Coura

No idílico cenário em que se realiza o Festival Ritek Paredes de Coura, a segurança e a prevenção de situações que possam pôr em causa o descanso e o conforto dos festivaleiros nunca são esquecidas pela organização.


Apostada em proporcionar ao público que se dirigir ao evento da praia fluvial do Taboão, condições ímpares para que possa disfrutar do mesmo sem preocupações acrescidas de segurança dos seus bens – e da sua própria segurança pessoal – a organização do festival Ritek Paredes de Coura providenciou para esta edição uma série de medidas e colaborações com entidades externas, no sentido de dotar todo o recinto de equipamentos e recursos humanos motivados para assegurar um total bem-estar dos festivaleiros e uma pronta capacidade de resposta a eventuais situações anómalas que possam surgir.

Nesse sentido, foram asseguradas, e em alguns casos reforçadas, colaborações com diversas entidades, designadamente GNR, Bombeiros Voluntários, Cruz Vermelha, IDT e Associação Check-In.

Cientes de que o público, sobretudo os campistas, só desfrutarão em pleno das atuações musicais e do ambiente do festival se se sentirem seguros e despreocupados com os seus haveres reservados nas tendas, a organização conta com uma forte presença de elementos da GNR que patrulharão, em regime de proximidade e em permanência, as principais zonas do recinto. O objectivo não é reprimir o natural ambiente de diversão das pessoas que se dirigirem ao festival, mas, sobretudo, evitar tanto quanto possível a ocorrência de incidentes.

A organização disponibilizará ainda uma zona “safety box” (vigiada 24 hora por dia) na qual, pelo preço simbólico de 1euro/dia, os espectadores terão cacifos individuais com chave, onde poderão guardar os seus pertences.

Em paralelo, também os Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura destacarão vários elementos que se encarregarão de vigiar, também de perto, todos os espaços do festival, uma ação que será desenvolvida, todos os dias, 24 horas por dia.

Marcará ainda presença, a Cruz Vermelha Portuguesa, assegurando a resposta, em termos de cuidados de saúde, a qualquer situação de emergência que possa vir a suceder.

A par destas entidades, também o Instituto da Droga e da Toxicodependência ocupará um espaço no recinto, distribuindo um kit de prevenção de doenças sexualmente transmitidas, em particular VIH/Sida, levando a cabo uma acção de sensibilização e de informação intitulada "Sexo é poesia! mas... Protege-te”.

Por sua vez a Associação Check-In–Cooperação e Desenvolvimento, composta maioritariamente por jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, vai estar no festival para, através de uma educação informal, levar aos jovens informação sobre as possibilidades do seu desenvolvimento pessoal e profissional, cultivando nestes um espírito participativo e empreendedor.

Com todos estas instituições empenhadas em proporcionar um clima de segurança e prevenção, a organização acredita que estão reunidas todas as condições para que a edição 2011 do Festival Ritek Paredes de Coura possa ter como lema: “diversão segura”.




Partilhar