"Saída de João Viana do FC Vizela"

Email enviado ao ddV por João Gonçalves e texto anexo identificado por João Viana.


Por intermédio do nosso ex.membro da Comissão Administrativa do FC Vizela, o Sr. João Viana, encaminho o texto em anexo para publicação.
Se tal for possível, a pedido do próprio, que seja publicado no site da Rádio Vizela e nas secções de Desporto do RV Jornal e do Notícias de Vizela.
Os melhores cumprimentos,
João Gonçalves


"A REPOSIÇÃO DA VERDADE"

Face à notícia publicada em 27 de Julho de 2011 no ddV, referente à minha decisão de colocar à disposição o cargo como Director do Departamento de Formação, Responsável pelo Sector Automóvel e correspondentemente membro da Comissão Administrativa (CA) do Futebol Clube de Vizela (FCV), leva-me a esclarecer junto do público em geral e dos simpatizantes vizelenses em particular de alguma incongruência que a citada notícia poderá suscitar.

Parafraseando um ex-presidente do FCV, “um voluntário deixa de o ser no momento em que aceita o cargo para qual é convidado”, ficando este, subjugado a uma gestão estrutural e organizacional preconizada pelo clube, com a expectativa de a realizar com a maior eficiência e eficácia (Ciente dos direitos e obrigações de director desportivo; Formação intelectual; Cultura; Liderança; Capacidade de comunicação; Gestor de conflitos; Autonomia; Disponibilidade; Dinamismo; Rigor; Isenção; Ambição, entre outros), enfim, SERVIR O CLUBE COM PROFISSIONALISMO e não o oposto.
Ora, na referida notícia, subentende-se um certo mal-estar ou quezília pessoal entre directores no Departamento de Formação.

O que, na verdade, aconteceu relaciona-se com situações recorrentes nas duas últimas décadas (situações essas transmitidas ao Presidente da CA), as quais têm forçado constantemente à desistência de vários directores, que sempre demonstraram grande profissionalismo e empenho pelo FCV, mas que viram o seu trabalho limitado, restringido ou inibido ao longo destes anos.

Ou seja, eu, tal como outros que já abandonaram o Clube, nunca concordámos com a postura de elementos, que procuram desde sempre destabilizar a normal condução dos diversos sectores do Departamento Juvenil,
- Uns porque não reúnem, pura e simplesmente, nenhuma das qualidades ou requisitos acima referidos;
- Outros porque ambicionam voltar ao (s) cargo (s) que já ocuparam em tempos, entretanto perdidos, quer por tirarem proveito próprio dos mesmos, quer por não revelarem as competências desejáveis.
Situações que, em nada, condizem com o perfil de director desportivo adequado, principalmente neste momento tão delicado da vida do nosso FCV.
Penso que será unânime em referir que só com uma gestão rigorosa, consciente e mobilizadora de massas se poderá congregar esforços na tarefa, que embora se apresente faraónica, permitirá a salvação financeira/desportiva desta grande Instituição, desde que todos demonstrem empenho, transparência e honestidade.

Um Abraço e VIVA O FC VIZELA.
João Viana

--------
O QUE ESCREVEU O DDV

Director João Viana demitiu-se do FC Vizela
(Quarta-feira, 27 de Julho de 2011 - 15:24h - Futebol)

Era um dirigente muito influente no departamento juvenil e responsável pelo sector dos transportes do FC Vizela. Entregou carta de demissão ao presidente da Comissão Administrativa do Clube, Eduardo Guimarães.

Ao que o ddV apurou, o pedido de demissão de João Viana, deveu-se a um desentendimento com outros dois directores ligados ao departamento juvenil do Clube.
João Viana foi um elemento muito importante na estrutura do Futebol Clube de Vizela, nomeadamente no sector juvenil, desempenhando também importante tarefa na área de controlo das viaturas do Vizela.
Eduardo Guimarães lamentou a sua demissão da Comissão Administrativa.


Partilhar