Oliveira e Silva (que conhece bem Vizela) fugiu da prisão

A exemplo de outros (como o "Dr. Mané"), chegou a Vizela e disse que era «doutor» e que era «milionário». Encostou-se ao departamento juvenil do FC Vizela na qualidade de «empresário» e alugou apartamento no Centro Comercial Caravela, na avenida dos Bombeiros. Saiu de Vizela há mais de dez anos e esta semana voltou a ser notícia nacional. O JN deu-lhe este título: «Burlão de políticos foge da prisão com o euromilhões. Rui Humberto aproveitou saída precária e não voltou a Izeda, Bragança. Saíram-lhe 55 mil euros no euromilhões. Hoje com 56 anos, foi "padre", "agente de futebolistas", "político" e "advogado".



A NOTÍCIA JN
Burlão de políticos foge da prisão com o euromilhões

Rui Humberto aproveitou saída precária e não voltou a Izeda, Bragança. Saíram-lhe 55 mil euros
Ontem

Jornalista: NUNO MIGUEL MAIA

"Um indivíduo conhecido por um longo historial de burlas a políticos e outras figuras públicas fugiu da cadeia onde cumpria uma pena de mais de 10 anos de prisão. Hoje com 56 anos, foi "padre", "agente de futebolistas", "político" e "advogado".

Rui Humberto Oliveira e Silva estava no estabelecimento prisional de Izeda, próximo de Bragança, onde, apesar do seu longo cadastro, lhe têm sido atribuídas tarefas de responsabilidade, gozando da confiança da Direcção. Ultimamente, era o responsável pelas "cantinas" e inclusivamente pernoitava numa zona afastada do edifício nuclear da prisão, sujeito a normas de segurança menos apertadas.

Dotado de raras habilidades de comunicação e persuasão, Rui Humberto consegue ainda imitar a voz de quem quer e, assim, enganar as suas vítimas. Era uma figura a quem muitos dos demais reclusos recorriam, se precisavam de algo. Com o extremo à vontade na cadeia, só lhe faltava estar em liberdade, mas desde há algum tempo o indivíduo, natural de Paredes e com mulher e filhas em Chaves, já gozava de saídas precárias.

O DN, na sua edição de hoje, acrescenta que Oliveira e Silva, "que tem sido visto em casas de alterne vai entregar-se quando acabar o dinheiro. Este mesmo matutino escreve que o Oliveira e Silva é um excelente imitador, conseguindo imitar qualquer voz, atributo que usava para falar com diversas pessoas».

"EMPRESÁRIO DE JOGADORES" EM VIZELA
Oliveira e Silva apresentou-se em Vizela como empresário de jogadores jovens, alegando que tinha uma carteira repleta. Fernando Faria, era na altura treinador dos júniores erecorda Oliveira e Silva como «Um grande inigma. Comigo teve sempre um comportamento cordial. Dizia que tinha milhões de contos, pegava no telefone e "falava" com chefes de estado internacionais, banqueiros, figuras públicas nacionais, grandes empresários de futebol etc. Fazia as chamadas à nossa frente mas nunca sabiamos se estava alguém do outro lado da linha. Na altura o Vizela passava por algumas dificuldades e o presidente do Clube, ouvindo tantas vezes Oliveira e Silva dizer que tinha milhões, pediu-lhe uma ajuda para o Vizela. Ele garantiu que ia dar uma grande verba, só que nunca ninguém a viu porque, certamente, não a tinha».
Fernando Faria acrescenta que sempre houve suspeita da veracidade das afirmações de Oliveira e Silva, mas que ele lidava com a transição de jogadores jovens isso era verdade. «O Dr. Salgado virava-se para mim e perguntava: - Mas este indivíduo quem é, afinal? Ninguém sabia ao certo. Apresentava-se como muito próximo do Vitória de Guimarães e Vizela, creio até que foi ele que trouxe o Zezé (hoje no CCD) para o Vizela. Tinha bons carros e vários processos. Era tratado por "Dr. Oliveira e Silva". Arrolou-me a mim e ao dr. Salgado Almeida (coordenador do futebol juvenil do FCV) como suas testemunhas de abonação num ou mais processo que corriam em Braga e na Póvoa de Varzim, fomos a estes tribunais mas nunca chegamos a ser ouvidos e nunca mais o vimos» - lembra o ex-treinador do FC Vizela, Fernando Faria.
Em Vizela há muitas pessoas que se lembram de Oliveira e Silva, sobretudo alguns comerciantes...
Depois do JN ter publicado ontem a história de Oliveira e Silva, hoje é publicada no Diário de Notícias.


"DR. MANÉ" OUTRO ARTISTA
Em 1979 chegou a vizelens outro «doutorado» em burlas.
Era conhecido por "Dr. Mané". Tinha ainda habilidade para a baliza e o Vizela deixou-o treinar. Os vizelenses incautos da altura cederam-lhe um gabinete na sede do FC Vizela (junto ao Casino) onde montou o seu consultório de "médico". E deu consultas, sem estar habilitado.
Várias pessoas sentiram-se lesadas (um comerciante vizelense até lhe entregou o carro para as mãos) pelo falso médico, tendo este depois desaparecido de Vizela como o vento. Mas a sua «façanha» jamais foi esquecida.
O "Dr. Mané" seria detido num caso insólito num clube da periferia. Num jogo de futebol entreou em campo para assistir um jogador e atrás dele entrou a GNR. As pessoas que assistiam ao jogo ficaram estupefactas ao ver a autoridade a entrar em campo atrás do médico (ou massagista) do Clube. Foi apanhado em flagrante delito.

UMA QUADRA
Vizela sempre foi atracção de vigaristas que aqui chegaram e abusaram da boa fé e da generosidade dos vizelenses.
É de longa data um versos que o rancho da Ponte Velha costumava cantar nos seus serões privados ao som da canção "Vizela ó Vizelinha":

"VIZELA TERRA DA FOME
NÃO HÁ ROUPA QUE NOS VISTA
SALPICÕES PARA A GOELA
O GRUPO DÁ PARA VIZELA
SÓ PRA CÁ VEM VIGARISTAS"

Partilhar