Colégio Vizela no Seminário Europeu de Educação “A internacionalização no ensino” - Holanda

Entre 11 e 13 de Novembro, a Diretora Pedagógica do Colégio Vizela, Carla Baptista, participou, única portuguesa, num Seminário de Contacto sobre o tema “Internacionalização no ensino”, organizado pela Agência nacional da Holanda, sediada em Haarlem.



O encontro contou com a presença de 24 diferentes países (Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Lituânia, Malta, Noruega, Polónia, Roménia, Eslovénia, Espanha, Turquia, Holanda e Portugal), o que obviamente enriqueceu imenso o encontro sobre a educação na europa.

Durante os dias do Seminário, Stefan van Dieren, European Elos co-ordinator, apresentou o projeto “Elos – education stretching borders”. Elos é um conceito de educação que pretende desenvolver a dimensão internacional e europeia no ensino. Está relacionado com a preparação dos jovens para um futuro numa sociedade em que a integração europeia e a globalização são uma realidade. Elos prepara os jovens para poderem agir neste tipo de sociedade, dando-lhes ferramentas para poderem lidar com os desafios; prepara os jovens para poderem tirar partido das oportunidades desta nova sociedade, de uma forma responsável e bem informada.

Resumidamente, “Elos” tem que ver com desenvolver nos alunos a “competência europeia”: estar disposto e ser capaz de agir como um cidadão ativo na europa e no amplo contexto internacional.

Foi ainda demonstrado que o projeto “Elos” está também relacionado com as escolas integrarem esta filosofia de educação no currículo e nos projetos educativos de escola. Para mais informações, os interessados poderão visitar www.eloseducation.info.

Para além desta formação alargada acerca de como desenvolver a internacionalização nas escolas, o Colégio Vizela, juntamente com mais outros cinco países (Holanda, Finlândia, Croácia, Roménia e Eslovénia), teve a oportunidade de construir um projeto de parceiros europeus, no âmbito do projeto Comenius.
Este tipo de encontros internacionais tem permitido ao Colégio Vizela desenvolver uma dimensão de escola europeia, desenvolvendo nos seus alunos, alunos e encarregados de educação a competência de se ser europeu.

Sabe-se que a internacionalização/globalização está a afetar profundamente o nosso mundo e, pensando que os alunos são os cidadãos de amanhã, o Colégio Vizela assume ser da sua responsabilidade preparar os seus alunos para esta sociedade. Urge incluir a internacionalização nas atividades educativas. Assim, trocas de experiências com outros jovens europeus, visitas de estudo a cidades europeias, projetos realizados com escolas europeias são atividades essenciais. O contacto com as diferentes culturas e línguas europeias promovem nos alunos o sentido de cidadão europeu. Por experiências anteriores, a comunidade educativa do Colégio Vizela reconhece que projetos internacionais desenvolvem nos alunos a competência da compreensão, o conhecimento aprofundado dos países parceiros, obviamente as competências linguísticas e também o espírito de confiança. Alunos envolvidos em projetos internacionais ficam mais motivados para a aprendizagem em geral, tornando-os mais ativos no seu projeto de vida. A internacionalização como prática educativa ajudará os alunos a estarem integrados mais tarde numa comunidade internacional (emprego, universidade).
A internacionalização tem vindo a transformar-se, nos últimos anos, na ponta de lança da política de escola do Colégio Vizela.


Partilhar