EDITORIAL: Vizela ainda tem muito por descobrir


Esta foi uma semana com poucos acontecimentos relevantes numa terra onde, como cantava Tony de Almeida, "Vizela onde a vida é calma e bela". Para mim teve algo positivo: consegui ver (e fotografar) finalmente, os "brasões" que a ponte D. Luís (ali junto ao Parque das Termas), ostenta desde o tempo em que Fontes Pereira de Melo foi Primeiro Ministro de Portugal. Durante muitos anos, uma enorme vegetação de ervas daninhas e trepadeiras cobriu-os. Agora foram parcialmente removidos, faltando apenas o resto (como canta o trovador Luís Goes: «É preciso acreditar»). Fica o retrato ao cuidado de almas mais entrosadas destas matérias do alto relevo esculpido, porquanto a mim, os tais quatro «brasões» dizem-me haver ali qualquer coisa no centro duma coroa de louros como «DºL.» ou seja, DOM LUÍS. Será? MMM


Começo a abordagem aos assuntos da agenda por:

1 – A visita a Vizela de figuras públicas nacionais como é o caso do Secretário-geral do Partido Socialista, ANTÓNIO JOSÉ SEGURO (hoje na Casa do Povo), são referências importantes para a divulgação do nome deste Concelho, independentemente dos assuntos e das ideologias que os trazem cá. E, neste capítulo, ninguém pode acusar o Presidente do Partido Socialista de Vizela, Dinis Costa, de não estar a agir devidamente, pois se outrora arrastou até este concelho José Sócrates e o Congresso Distrital do PS, tem feito o mesmo com o novo rosto do PS nacional que hoje discute nesta cidade os temas cadentes deste País quase mergulhado no abismo, como a discussão da Reforma da Administração Local.

2 – MANUEL MACHADO perfila-se como sucessor de Carlos Coutada na presidência da Associação de Futebol de Braga, instituição onde é vice-presidente e por onde entrou pela mão do FC Vizela.
Quem ler todas as actas das assembleias do FC Vizela, concluirá (como eu concluí, pois li tudo o que havia para ler com excepção do livro nº 2 que está desaparecido há alguns anos) que Manuel Machado (ex-Presidente do FCV), foi dos melhores dirigentes de sempre deste Clube, onde liderou o processo de construção do Estádio, e dos que mais percebia de futebol.
A entrega da presidência da AFB a Manuel Machado a acontecer, deixará aquela associação nas mãos de quem sabe qual o melhor caminho para o futebol distrital e dará continuidade a um bom trabalho desenvolvido por Coutada.

3 – O CRUZAMENTO da rua do Fórum-Rua Bráulio Caldas (próximo à Igreja de S. Miguel) “é já um cancro no coração da cidade de Vizela” como definiu, e bem, o presidente da Junta de S. Miguel ao ddV. José Armando Branco acrescentou que a sua preocupação está há muito nas mãos dos técnicos municipais (em Portugal anda tudo a passo de caracol e em alguns casos a CMV também não é exemplo para ninguém). Esta semana, mais um acidente ali naquela ratoeira depois de na semana anterior um ferido ter de sido desencarcerado. Não é de bom tom esperar que haja mortes, por isso urge resolver com celeridade esta lamentável e prejudicial situação que se arrasta há anos.

4 - Em oportuna entrevista concedida à jornalista Fátima Anjos da Rádio Vizela, o líder do organismo que está a preparar a Capital Europeia da Cultura 2012 garantiu que as portas estão abertas para Vizela, porquanto a cultura não se fecha de Nespereira para cá. JOÃO SERRA demonstrou grande cultura vizelense nos momentos em que salientou o Santuário de S. Bento como roteiro do turismo religioso e uma prevista celebração do centenário da morte do Abade de Tagilde (historiador, arqueólogo, numismata, epigrafista, diplomatista, genealogista, orador, político, escritor e jornalista), figura que até hoje tem sido praticamente esquecida pelos próprios vizelenses. Basta ver o abandono da lápide que encima a rua com o seu nome nesta cidade (próximo à rotunda de S. Bento), na antiga Casa da Taberna do Maquias.
Vizela tem de saber tirar proveito desta oportunidade da CEC 2012 aqui ao lado na cidade-berço. Igualmente o deve fazer se a candidatura de Guimarães à Capital Europeia do Desporto 2014 for aprovada.
Afinal de contas, Guimarães sabe que se Vizela regista alguns atrasos estruturais os deve à política de abandono a que durante décadas foi votada por Guimarães, que umas vezes apelidava esta terra como «a sua sala de visitas» e noutras (apara dizer que não havia aqui nada) de « terra do risco ao meio».

5 – O amor de ÂNGELO VAZ à sua terra natal trouxe-o ontem a Vizela (o artista plástico reside em Vila do Conde) para apresentar o seu segundo livro de poesia “Capas”. Acompanhou-o a mulher que mais sabe da história de Vizela: a historiadora Maria José Pacheco, a residir no Porto.
Há um ditado que diz que «os bons filhos à casa voltam». Ei-los.

6 - A adesão do FC VIZELA (que amanhã regressa ao Estádio do Restelo) à campanha de doação de medula óssea para o filho do jogador Carlos Martins (irmão de João Martins que na época passada jogou pelo Vizela emprestado pelo SC Braga), é uma louvável iniciativa. Oxalá dê sucesso.


TRANSIÇÕES-MEMORANDO

7 – A Câmara de Vizela aprovou por unanimidade um voto de louvor ao capitão AMADO GONÇALVES, da GNR de Guimarães, que deixou de exercer funções de comando no Destacamento Territorial de Guimarães “pelos seus brilhantes serviços em prol de Vizela”.
Amado Gonçalves era um homem atento a tudo o que o rodeava. Nunca falei com ele pessoalmente (apenas pelo telefone), mas sabia que consultava diariamente o ddV mantendo-se, também, informado por este meio do que se passava em Vizela. Aqui ficam os votos de felicidades.

8 - DOMINGOS BRAGANÇA (das melhores pessoas que conheço na política) assumiu a presidência do Conselho de Administração da “Vimágua”. Fala-se que poderá ser o substituto de António Magalhães (PS) na próxima corrida à Câmara Municipal de Guimarães.

9 – O Centro Clínico da Ponte comemorou na quarta-feira 30 anos de actividade. Há três décadas que a fundadora, ROSINHA COELHO, administra de forma altamente profissional aquela que foi a primeira clínica de Vizela. Parabéns.

10 - Alberto Sousa propôs um voto de louvor, na Assembleia da Associação para a Integração Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela, para ALFREDO RIBEIRO presidente da AIREV e da Confraria de S. Bento das Peras. Como se previa o voto aprovado por unanimidade.
Alfredo Ribeiro merece inaugurar a nova sede da AIREV (vai nascer próximo ao mercado municipal), mas antes de tudo merece que lhe sejam manifestados importantes apoios monetários substanciais para que tal seja possível. Quem pode ajudar?

11 - Parabéns ao Racho Folclórico de Tagilde pelo seu batismo de hoje, na pessoa da autarca Paula Lima a sua principal mentora.

12 – Um abraço de solidariedade para XAVIER DE FREITAS que esta semana perdeu a sua mãe. Xavier de Freitas é um filantropo, um dos melhores colaboradores das causas vizelenses onde todos recorrem para pedir ajuda. Bondade que também é expressa pelos seus familiares mais próximos, inclusive o seu irmão António Freitas do Grupo de Concertinas de Vizela.
D. Emília Ribeiro Mendes partiu feliz da família que gerou.

----
AS FRASES DA SEMANA
- Primeiro, o Governo adoece os portugueses, depois cobra-lhes nas taxas moderadores e na venda dos medicamentos. Tudo lucro!!!

- Duarte Lima foi preso em Portugal porque não podia fugir para o Brasil.

O CASO NACIONAL
A detenção de Duarte Lima. Segue-se o folclore do costume nos casos que envolvem os «tubarões» da nossa praça.
Em Portugal, nas prisões ficam apenas os ladrões com falta de ambição...aqueles que roubaram pouco. Mais uma grande novela na forja.

OS CASOS INTERNACIONAIS
1 - Milhões de italianos (não sei se as italianas pensam o mesmo) à espera que o novo chefe de governo da Itália, Mário Monti, não seja um «rabo de saia» como o seu antecessor Berlusconi.

2 - As autoridades brasileiras, ao fim de muitas décadas, ao fim de tantas mortes e tanta insegurança e de tantas toneladas de droga e armas comercializadas, descobriram que queriam capazes de vencer os «bandidos» da favela da Rocinha. Demora mas vai.
E eu também vou: bom fim-de-semana.

MMM








Partilhar