Equipa de Rui Guimarães venceu o campeão em título

Mais uma vitória importante do treinador vizelense de futsal a treinar no Emirados Arabes Unidos.


O Al Hamryia venceu o Al Wasl e isolou-se no comando da classificação da liga profissional dos Emirados Árabes Unidos. Em cinco jornadas, a equipa treinada por Rui Guimarães venceu quatro jogos e empatou um. Fantástico.

Resultado sensacional do Al Hamryia, equipa treinada pelo português Rui Guimarães, esta tarde, frente ao campeão em título dos Emirados Árabes Unidos, na liga profissional de futsal. O resultado final (5-4) indica um jogo renhido, disputado e decidido nos detalhes. Com este resultado fantástico, diante do Al Wasl, a equipa treinada por Rui Guimarães consolidou a sua posição de liderança no campeonato, com quatro vitórias e um empate, em cinco jornadas.

Entre os assistentes ao jogo, no pavilhão, esteve Jorge Lozano, o treinador espanhol que muitos consideram o melhor do Mundo de sempre, que assim pôde presenciar um grande jogo de futsal, com duas equipas a lutar pela vitória no jogo e pela confirmação de uma superioridade no campeonato. A primeira parte seria a confirmação do equilíbrio previsto no jogo. O Al Hamryia marcou o primeiro golo, permitiu a reviravolta do campeão, empatou de novo e perto do intervalo, o Al Wasl recuperaria a vantagem no jogo, mas o Al Hamryia fixou o resultado ao intervalo em 3-3.

Na segunda metade do desafio, continuou um jogo muito repartido, mas o Al Hamryia seria definitivamente melhor, ao marcar mais dois golos e apenas sofrendo mais um. Um grande resultado para Rui Guimarães que continua invencível nos Emirados Árabes Unidos ao vencer a melhor equipa do campeonato, campeão em título e igualmente vencedor da Taça e da Supertaça, além de integrar na sua equipa a maioria dos jogadores da selecção dos Emirados.

No final do encontro, em declarações à sua assessoria de comunicação e imagem, Rui Guimarães revelou o que fez a diferença no jogo. «Todos acreditamos que seria possível vencer o campeão, antes e durante o jogo. Foi essa crença que fez a diferença. Foi um jogo muito disputado, começamos na frente, permitimos a recuperação do Al Wasl mas no fim, acho que fomos melhores, mais eficazes e mais frios. Este resultado deixa-nos na frente do campeonato e sobretudo dá-nos mais um sinal de que estamos no bom caminho. Em cinco jogos, temos quatro vitórias, um empate, derrotamos o campeão, estamos na frente da classificação. Não consigo imaginar melhor começo de campeonato nos Emirados Árabes Unidos. Sinto que estou a prestigiar Portugal e o futsal nacional, porque assim as pessoas ficam a saber que um treinador português está a ser bem sucedido num sítio tão longe de casa e num campeonato emergente do futsal mundial», declarou Rui Guimarães à sua assessoria de comunicação e imagem.


O Comentário de Rui Guimarães à partida

«Esta tarde a minha equipa defrontou o Al Wasl em partida a contar para a 5a Jornada da Liga dos Emitados Arabes Unidos, tendo conquistado uma importantíssima vitoria pelo resultado de 5-4, numa partida que foi assistida por aqueles que muitos consideram como o melhor treinador do mundo de sempre, o espanhol Javier Lozano.

Antes de fazer a respectiva analise ao jogo e importante dizer que hoje não contamos com a participação dos nossos 2 jogadores mais influentes (que foram expulsos no ano anterior) e que o Al Wasl e somente o Vencedor do Campeonato, Taça e Supertaça e ainda possui no seu plantel com a base da Selecção Nacional dos Emirados Arabes Unidos.

Tivemos a atenção de nos dois treinos que antecederam este jogo passar a informação aos jogadores sobre os pontos fortes do Al Wasl e trabalhar a forma de os neutralizar, sendo os jogadores tiveram um carácter enorme, estiveram sempre organizados e conseguiram uma vitoria justíssima e que premeia toda a entrega que tiveram ao longo dos 40 minutos.

Na primeira parte entramos melhor e nos minutos iniciais na sequência de um contra ataque inauguramos o marcador. A equipa adversário reagiu e virou o resultado, sendo que posteriormente voltamos a empatar. Já nos minutos finais o Al Wasl voltou a colocar-se em vantagem com a minha equipa a responder e a restabelecer a igualdade já perto do intervalo. Ao intervalo o resultado encontrava-se em 3-3, ou seja, um resultado totalmente merecido em virtude da qualidade exibícional das duas equipas.

No intervalo corrigimos algumas situa coes em que estávamos a errar e entramos muito bem na segunda parte, a criar oportunidades de golo e a demonstrar muita qualidade em termos defensivos, sendo que a 8 minutos do final da partida vencíamos por 5-3. A equipa adversário reduziu a desvantagem quando faltavam 4 minutos para o final, sendo que nesse período ainda houve uma expulsão de um jogador nosso (uma expulsão inexplicável e totalmente injusta), mas conseguimos segurar a vantagem e conquistamos uma vitoria importantíssima e histórica.

Em resumo, foi uma vitoria da organização e do grande profissionalismo dos meus jogadores, que tiveram uma entrega fantástica e que justificaram esta vitoria, mesmo quando durante o jogo houve situa coes que nos prejudicavam.

Uma vez mais não irei fazer comentários sobre a arbitragem, pelo facto de não pretender ser penalizado.

Foi dito por um jogador do Al Wasl numa entrevista a uma TV local que esta época ninguém poderia impedir a sua equipa de realizar mais uma época triunfal, ao que eu respondo que com muito trabalho e, sempre, com muita humildade tudo e possível neste desporto.

Deixo ainda uma palavra de apreço aos meus atletas, que hoje foram uns bravos guerreiros e que apesar das limitações com que entramos para este jogo nunca se intimidarem e nunca perderam a confiança de que seria possível obter um resultado positivo.

Pelo facto de a Seleccão Nacional se concentrar nos próximos dias o campeonato vai sofrer uma interrupção de um mês, sendo que só voltaremos a jogar dia 16 de Dezembro, frente ao Al Khaleej. Espero que seja uma interrupção positiva e que possamos realizar um bom trabalho neste período. Concluímos esta 5a Jornada com 4 vitorias e 1 empate, sendo que será extremamente importante dar continuidade a estes resultados positivos».

Partilhar