Escola Básica de Vizela no "Parlamento Jovens"

A Escola Básica de Caldas de Vizela inscreveu-se mais uma vez no programa “O PARLAMENTO DOS JOVENS”, uma iniciativa institucional da Assembleia da República (AR)e neste âmbito vai organizar um debate com a presenção de uma deputada da AR.



A Escola Básica de Caldas de Vizela inscreveu-se mais uma vez no programa “O PARLAMENTO DOS JOVENS”, uma iniciativa institucional da Assembleia da República (AR).

Com esta iniciativa a escola pretende:
Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;
Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;
Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República (AR), enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

O tema de discussão da sessão destinada aos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico é REDES SOCIAIS: combate à discriminação.

A actividade comporta três fases:

A 1ª Fase: decorre até 24 de Janeiro de 2012 e contempla:

A organização de debates sobre “Redes Sociais – combate à discriminação”: um com um deputado da Assembleia da República e outro(s) com especialistas.
A Organização do processo eleitoral para eleição (20.01.2012) de 31 alunos-deputados.
Realização da Sessão Escolar (24.01.2012) para eleição dos deputados da Escola à Sessão Distrital e aprovação do projecto de recomendação.

A 2ª Fase decorre no distrito e contempla:

A realização de uma Sessão Distrital, em Braga, entre 27/02 e 20.03.2012, para aprovar as Recomendações a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os deputados que os irão representar naquela Sessão.


A 3ª Fase decorre na Assembleia da República (a 7 e 8 de Maio de 2012) e contempla:

A realização da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens onde se reúnem os deputados jovens, a nível nacional, representando os eleitos em cada distrito, onde se aprova, após debate em Comissões e Plenário, a Recomendação final sobre o tema.

Para debater o tema proposto, a Escola Básica de Caldas vai realizar um debate no dia 05 de Dezembro de 2011, pelas 14H30M e conta com a presença da Sr.ª Deputada Francisca Almeida, do Grupo Parlamentar do PSD, indicada pela Equipa de Coordenação da Assembleia da República.
Sendo o debate aberto à comunicação social, convidamos a comunicação social local a estar presente.
O Coordenador do Programa é o professor Carlos Alberto Costa

Partilhar