Presidente da Assembleia M unicipal suspende mandato na ACES


Texto de João Cocharra a propósito da ACES Guimarães-Vizela. «Considero muito grave essa omissão, considero grave o desrespeito pela função dum Conselheiro e, nesse sentido, resolvi imediatamente suspender as minhas funções como membro desse Conselho da Comunidade do ACES Guimarães/Vizela, dando conhecimento ao seu Presidente, restantes conselheiros e todos os deputados municipais, como representante da Assembleia Municipal de Vizela».




COMUNICADO
Como Presidente da Assembleia Municipal de Vizela e na qualidade de seu representante no Conselho da Comunidade do ACES Guimarães/Vizela, cumpre-me informar aqueles a quem de direito que:

- No dia 28 de Dezembro de 2011 participei na reunião do Conselho da Comunidade do ACES Guimarães/Vizela, com a presença da maioria dos seus membros e presidida pelo seu Presidente, também Presidente da C.M.V., Dinis Costa, e com a presença do Presidente Executivo do ACES, Dr. Castro Freitas.

- Dos assuntos tratados, em momento algum foi abordado o encerramento das USFs ao fim de semana, nem pedidos pareceres ou meras opiniões.
- Foi com grande surpresa que ontem foi oficialmente anunciada aos profissionais de Saúde das USFs de Vizela e à população em geral o encerramento do prolongamento de horário das 20 às 22 horas e ao fim de semana e feriados, das 9 às 13 horas, através da afixação dessa informação.

- Entendo como conselheiro (e também como médico), que deveria ter sido ouvido, enquanto representante da população do Concelho de Vizela. Teria podido manifestar a importância de tal serviço para a população: a disponibilidade de agendar consultas programadas para a noite e fim de semana, permitindo assim que os utentes não faltem ao trabalho, ao mesmo tempo que permite consultas abertas com carácter urgente e que descongestiona o Serviço de Urgência de Guimarães, com mais-valias para a saúde dos utentes.

- Foi omitido nessa reunião uma decisão que já estaria tomada e que iria trazer consequências nefastas para a população do concelho de Vizela. Acresce a esta situação o facto do recente aumento das Taxas Moderadoras, com o aumento mais notório ao nível do Serviço de Urgência Hospitalar, o aumento do desemprego e o maior empobrecimento da população.

- Considero muito grave essa omissão, considero grave o desrespeito pela função dum Conselheiro e, nesse sentido, resolvi imediatamente suspender as minhas funções como membro desse Conselho da Comunidade do ACES Guimarães/Vizela, dando conhecimento ao seu Presidente, restantes conselheiros e todos os deputados municipais, como representante da Assembleia Municipal de Vizela.

- Na próxima Sessão da A.M.V. será apresentada uma proposta de eleição de um outro membro para o dito “Conselho da Comunidade”.

O Presidente da Assembleia Municipal de Vizela e membro do Conselho da Comunidade do ACES Guimarães/Vizela,
João Cocharra

Partilhar