Dulce em primeiro e Salomé em segundo na S. Silvestre de Lisboa

Hermano Ferreira e Dulce Félix vencedores. O último dia do ano foi festejado da melhor forma na capital do país. Lisboa foi palco de mais uma edição da São Silvestre de Lisboa. Na sua página do Facebook, Dulce Félix (foto) escreveu: «Acabou mais uma linda S.Silvestre de Lisboa ”guerra dos sexos” os homens foram mais fortes, merecem os parabéns. A organização tb esta de parabéns. Resta me dar um bom ano 2012 tudo de bom...»


A quarta edição da São Silvestre de Lisboa conheceu um pleno sucesso desportivo e qualitativo e até o São Pedro ajudou à festa. O calor humano produzido pelos milhares de atletas presentes permitiu que a última prova deste ano para a maioria dos participantes fosse um sucesso.

O percurso este ano sofreu alterações, que segundo Hugo Sousa, o diretor do evento, é para manter. Os atletas começaram e terminaram a prova na Praça dos Restauradores, depois de uma passagem por outros pontos da Cidade, como o Cais do Sodré, o Jardim do Tabaco e o Saldanha.

As provas começaram às 15:15 horas com a Corrida da Pequenada apadrinhada pelo triatleta João Silva e pela atleta Jéssica Augusto e animada pelos doutores palhaços da Operação Nariz Vermelho uma vez que os fundos conseguidos com esta prova reverterão para esta fundação.

A prova principal, com dez quilómetros de extensão, num percurso pelo centro e baixa da cidade iniciou às 16 horas, tendo partido quase 3000 atletas na prova principal, além da Mini Corrida, que percorreu um total de cinco quilómetros.
A São Silvestre de Lisboa tem a particularidade de ter uma disputa de Guerra dos Sexos e apesar das mulheres levarem um avanço de 2-0 dos dois anos anteriores, este ano a vitória foi dos homens, representados por Hermano ferreira e Tiago Costa da Conforlimpa, que apesar de vantagem de 2.37 minutos das mulheres conseguiram alcançá-las antes da descida para a Avenida da Liberdade, chegando à meta isolado. Estes atletas terminaram a prova de mãos dadas para reforçar a hegemonia dos homens, no entanto, Dulce Félix não se atrasou chegando logo atrás dos colegas. Depois de uma brincadeira na conferência de imprensa de apresentação do evento, parece que Ricardo Ribas deve um café a Dulce pela vitória a favor dos homens. No fim da prova Hermano afirmou que “É sempre bom ganhar à Dulce”.

Em termos individuais, os três primeiros atletas masculinos, ou melhor, os quatro, uma vez que houve um empate de tempo entre Luís Feiteira e Ricardo Ribas, chegaram relativamente próximos. O vitorioso foi Hermano Ferreira (GD Conforlimpa), com 30.27 minutos seguido do seu colega de equipa Tiago Costa, que terminou com o mesmo tempo, visto terem terminado de mãos dadas. Estes riram-se quando confrontados com a possibilidade de terminarem também assim o Nacional de Estrada mas têm o mesmo objetivo, dar o seu melhor e ajudar o GD Conforlimpa a revalidar o titulo de campeões nacionais. O terceiro lugar foi o mais disputado, tendo sido ocupado por dois atletas, Luís Feiteira (Garmin) e Ricardo Ribas (Maratona CP), terminando ambos com 30.53 minutos. Pela impossibilidade de ver quem cortou primeiro, foram os dois dados como terceiros lugar.

No setor feminino, Dulce Félix levou a melhor, terminando com 33.06 minutos, seguida das sub-23, Salomé Rocha (Sporting CP) com 33.47 e sete segundos depois chegaria Catarina Ribeiro do Sporting Clube de Braga. Dulce Félix referiu que se encontra em preparação para o nacional de Estrada e pretende contribuir também para a revalidação do título de equipa do Maratona CP. O prémio Isostar, entregue aos quartos atletas, tanto femininos como masculinos, foi entregue a Mónica Silva (Maratona CP) e José Ramos (GD Conforlimpa).

Hugo Sousa concretizou o seu objetivo de ter uma prova focada para o público, contando com a presença de vários atletas de mais-valia nacional e juntando os ingredientes ideais para uma grande festa, uma vez que se viveu uma das mais emocionantes chegadas. O diretor da prova afirmou que “Foi um dia bonito para todos e desejo que 2012 seja um ano de alegrias e que esta prova ajude para esse início mais positivo.” Foi mais longe considerando que este “foi de longe o melhor evento que alguma vez tivemos”. Já estando à espera da vitória de Hermano Ferreira, Hugo Sousa pretende manter a Guerra dos Sexos e espero um evento de 2012 em máximo esplendor. Será este uma resolução perfeita de ano novo para o homem que liderou uma extensa equipa, onde o Atleta-Digital esteve incluído.

Na entrega do prémio da Guerra dos Sexos aos homens, representados por Hermano Ferreira, os atletas brindaram junto do diretor da prova e desejaram um bom ano para todos, com saúde e paz e certamente com muitos êxitos desportivos.

RESULTADOS:

Masculinos :
1. Hermano Ferreira (GD Conforlimpa) – 30.27
2. Tiago Costa (GD Conforlimpa) – 30.27
3. Luís Feiteira (Individual) – 30.53
4. Ricardo Ribas (Maratona CP) – 30.53
5. José Ramos (GD Conforlimpa) – 31.00
6. Hélio Fumo (SL Benfica) – 31.07
7. Vitor Reis (GD Conforlimpa) – 31.27
8. Bruno Matheus (DESMOR) – 31.38
9. Luís Mendes (Cyclones) – 31.42
10. Pedro Conceição (Garmin) – 31.44

Femininos:
1. Dulce Félix (Maratona CP) – 33.06
2. Carla Salomé Rocha (Sporting CP) – 33.47
3. Catarina Ribeiro (SC Braga) – 34.54
4. Mónica Silva (Maratona CP) – 35.05
5. Filomena Costa (SC Braga) – 35.10
6. Daniela Cunha (Maratona CP) – 36.09
7. Marta Martins (Juv. Vidigalense) – 37.29
8. Cátia Santos (SL Benfica) – 37.29
9. Tânia Cabral (Garmin) – 38.28


Partilhar