Tagilde perde terreno para o Montesinhos

O TAGILDE FOI O CAMPEÃO DE 2011, MAS ESTÁ A PERDER TERRENO PARA O SEU RIVAL E VIZINHO (MONTESINHOS), QUE ENTTRA EM 2012 NA FRENTE E SEM DERROTAS.


O futebol popular, com as paragens para as provas da FFPN, mais as inerentes á quadra natalícia, sofreu uma interrupção de mais de um mês o que, em termos do ritmo competitivo, não seria o mais aconselhável.
Mas não há volta a dar, enquanto a nossa sociedade não se libertar de alguns preconceitos e pensar que reunir a família é ficar em casa ou ir em grupo aos centros comerciais. Obviamente que para as pessoas adquirirem o hábito de ir ao futebol em família, como nalguns países, os donos da bola têm que arranjar condições para que o futebol seja uma festa. Não tenho dados concretos mas sei que mais de 75% das pessoas gostam do futebol e uma grande percentagem gostaria de levar a família nos fins-de-semana se lhes fosse garantido o mínimo de conforto e segurança. Ninguém leva a família, seja a que espetáculo for, para ser enxovalhado, sujeito a apanhar com uma cadeira ou outro objeto pior, como se tem verificando com alguma frequência, nos campos de futebol.
Repare-se o que se passa na Inglaterra (falo na Inglaterra por ser o mais badalado mas há outros país). Lá o futebol é uma festa, não se ouvem palavrões que ponham em causa a dignidade das pessoas, nem cadeiras pelo ar, ou objetos ainda piores, razão porque as pessoas no Natal e Ano Novo levam a família á festa.
E como evitar os distúrbios nos campos de futebol? Basta cumprir a lei. Diz a lei que quem provocar distúrbios nos espaços públicos é punido. Quem causar prejuízos, seja de que índole for, paga por isso. Diz também que os perturbadores dos espetáculos desportivos, podem ser proibidos de assistir aos mesmos e ter que se apresentar na Policia, permanecendo lá durante o jogo. Esta lei já tem muitos anos e só me lembro de ser aplicada duas vezes: uma há muitos anos em Guimarães e agora recentemente em Lisboa. Porque será? A mesma pergunta pode fazer-se todos os dias com a maioria das leis, porque os lóbis instalados falam mais alto. Mas vamos todos fazer uma forcinha para que os governantes pensem que estão a degradar as sociedades com sua conivência com os fora de lei.

Em jeito de balanço, o futebol popular apresenta algumas alterações no que aos seus protagonistas diz respeito.
O Tagilde vai entrar em 2012 como campeão em título, mas com alguma dificuldades para repetir o feito, devido ao facto de o seu rival de estimação, o Montesinhos, contando por vitórias os jogos realizados, estar a posicionar-se para lhes suceder como representante, ao mais alto nível, do núcleo de Vizela do futebol popular vimaranense. Nesta altura do campeonato (2010-11) o Tagilde repartia o primeiro lugar com o Montesinhos e Serzedo, todos com 19 pontos. Agora o Montesinhos é o primeiro (21), depois o Pinheiro (17) e o Tagilde (13).
Se o campeonato terminasse hoje, o Serzedo (6) descia de divisão e era acompanhado pelo Abação (6) e pelo Aldão (0), que deve ter o destino marcado.
Na segunda divisão, o Matamá (18),o Infantas (16) e o S.Faustino (14), devem ser o trio que subirá de escalão nesta temporada, embora o Castelões (10) tenha ainda algum terreno para explorar.




Próximo jogos

Provas Inter-concelhos-07-01

Taça Federação-3ª Jornada
Série A
Quinta Paramos x Espinho x Estela-P. Varzim
Juv Outeiros Espinho x NA Silva-Barcelos

Serie B
S. Vicente-Penafiel x Valmesio-Lousada
Calçada-Penafiel x Águias Figueiras-Lousada

Série C
Abação-Guimarães x S. Clemente-Fafe
Gião-V. Conde x Amigos Quinchães-Fafe

Série D
Fareja-Fafe x Un. Cano-Guimarães
Tarrio-St. Tirso x Codessos-P. Ferreira

Série E
Guimarei-St. Tirso x Serzedo-Guimarães
Serafão-Fafe-Rebordões-St. Tirso

Série F
Montesinhos-Guimarães x Vila Chã-V. Conde
Averomar-P. Varzim x Lamelas-St. Tirso

Série G
Águias Galegos-Penafiel x Leões da Lapa-P. Varzim
Lamoso-P. Ferreira x Penamaior-P. Ferreira

Série H
Aguçadoura-P. Varzim x Irivo-Penafiel
Tougues-V. Conde x Retorta-V. Conde





Taça dos Campeões-5ªJornada

Série A
Aveleda-Lousada x Tagilde-Guimarães
Araca-St. Tirso x Macieira-V. Conde
Folga: Marinhão-Fafe

Série B
Rio Largo-Espinho x S. Mamede-St. Tirso
Figueiró-P. Ferreira x Portela do Monte-Penafiel
Folga: Juvenorte-P. Varzim

Série C
Rans-Penafiel x Matamá-Guimarães
Junqueira-V. Conde x Nevogilde-Lousada
Folga:Citánia-P.Ferreira

Série D
Argivai-P. Varzim x Bagunte-V. Conde
Ribeiros-Fafe x Carapeços-Barcelos
Folga: ABCD-St. Tirso

1ª Divisão-8ª Jornada-14-01
Serzedo x Tagilde
Atães x Montesinhos
Abação x Infias
Calvos x Un. Cano
Pinheiro x Valinha
Aldão x Santiago

2ª Divisão-8ª Jornada-14-01
Matamá x Airão
Polvoreira x Atlético
Castelões x S.Faustino
Infantas x Gémeos
Infantas x Gémeos
----------------------
ANTÓNIO ARAUJO

Partilhar