Procissão da Senhora das Candeias hoje em S. Miguel

Realiza-se esta noite a procissão em honra da Senhora das Candeias em S. Miguel das Caldas. Se a lenda se confirmar o inverno está para chegar.


Dizem os antigos que "se no dia da Senhora das Candeias a Senhora estiver a rir (sol), está o Inverno para vir. E hoje o dia acordou com sol em Vizela, o que, a fazer fé na lenda, ainda vamos ter inverno por muitos dias (este bastante seco até hoje).

A procissão de velas sai às 21 horas da igreja de S. Miguel com o andor da Senhora das candeias, regressando depois à Igreja Matriz desta paróquia que tem como pároco o P. Constantino Matos de Sá.
É uma solenidade antiga em S. Miguel das caldas.

NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS

Nossa Senhora da Luz (também invocada sob os nomes de Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Apresentação ou ainda Nossa Senhora da Purificação) é um dos muitos títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria, sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal apesar do seu surgimento ter sido nas Ilhas Canárias (Espanha).

A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora ("Candelária"), quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro).

De acordo com a Lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacríficio (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se. Desta forma, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria-lhes proferido a Profecia de Simeão: «Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo» (Lucas 2:29-33)[2].

Com base na festa da Apresentação de Jesus / Purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz/das Candeias/da Candelária, cujas festas eram geralmente celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o facto. wikipédia


Partilhar