COMUNICADO AOS UTENTES DA USF PHYSIS

Como é do conhecimento público, a ARS Norte, a fim de diminuir os custos com o pagamento de horas extraordinárias às unidades de saúde, estabeleceu como critério para a prorrogação do alargamento de horário das 27 USF que o praticavam o terem atingido ou não a percentagem de 45 % de consultas programadas no período de alargamento de horário.



A USF Physis, assim como 18 outras USF, não atingiu esta percentagem, pelo que só poderia manter o alargamento de horário das 20 às 22 horas sem remuneração, podendo também manter um alargamento de horário remunerado de quatro horas ou ao sábado ou ao domingo, se assim o pretendesse. A todas as USF está vedada a prestação de serviço aos feriados.

A USF Physis rejeita esta opção, que não permite honrar o compromisso de atendimento aos seus utentes no próprio dia, durante os 365 dias do ano.

Nestas condições, a partir de 1 de Abril de 2012 o horário de funcionamento da USF Physis será de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas, estando encerrada aos sábados, domingos e feriados.

A USF Physis serve com orgulho uma população de 16189 utentes, os quais, segundo o inquérito de satisfação realizado em 2011, a consideraram bem organizada em 89% das opiniões, globalmente satisfeitos em 90% e recomendá-la-iam aos seus familiares em 90%.
Em 2011 a USF Physis fez em média 8,5 consultas programadas por dia das 20 às 22 horas nos dias úteis e 24 consultas abertas por sábado, domingo ou feriado.
No total, a USF Physis realizou 60201 consultas médicas em 2011.
Infelizmente, estes utentes terão agora que recorrer às urgências hospitalares nos fins-de-semana e feriados, mercê das medidas tomadas contra a nossa opinião.

A USF Physis lamenta esta decisão - que contraria as orientações da “troika” (as quais recomendam o aumento do número de USF e a diminuição do recurso às urgências hospitalares) - que é baseada num critério cujo único fim é tentar atribuir às USF a responsabilidade pelo encerramento do alargamento de horário, e que penaliza injustamente os utentes de uma USF que está envolvida num processo de Acreditação de Qualidade, tendo sida convidada por ter sido a segunda melhor do país na obtenção dos objectivos contratualizados em 2008 e 2009.

A USF agradece a preferência dos seus utentes e continuará a tentar servi-los com a qualidade que lhe é reconhecida.

Vizela, 30 de Março de 2012,

J. A. Baleiras Fernandes, médico, coordenador da USF Physis


Partilhar