Dia Diocesano de Juventude

No passado dia 14 de Abril a Pastoral de Jovens da Diocese de Braga comemorou o dia diocesano de juventude. Um encontro que se realiza todos os anos no fim de semana a seguir á Páscoa, sempre em locais diferentes, este ano como Braga é capital europeia da juventude, foi então a cidade escolhida para esta festa da juventude, que juntou perto de dois mil jovens.




O arciprestado de Guimarães e Vizela esteve bem representado, principalmente a zona pastoral de Vizela que levou um autocarro com 50 jovens.

O encontro começou com o acolhimento no seminário Menor, onde os jovens foram divididos em diversos grupos em que de foram convidados a seguir os caminhos da Fé, que consiste num peddy paper pelas diversas instituições religiosas que existem na cidade bracarense.

Ao fim da tarde todos os jovens voltaram-se a encontrar no seminário Menor, em que tiverem uma pequena celebração.

Após o jantar, todos os caminhos iam dar ao pavilhão Flávio Sá Leite, no estádio 1º de Maio, para assistir ao tão aguardo musical do grupo italiano Gen rosso. Espectáculo esse que encheu por completo o pavilhão, já que era aberto a toda a população e derivado á lotação ter esgotado, marcaram outro espetáculo para o domingo seguinte também ele já com lotação esgotada.



O espetáculo foi orientado pelos dezoito elementos que constituem este grupo, tendo contado também com a participação especial de cerca de duas centenas de jovens, que decidiram ser também protagonistas deste musical.

Estes jovens “artistas”, maioritariamente oriundos da Arquidiocese de Braga, participaram desde quinta--feira nos workshops promovidos pelo Gen Rosso e pela Pastoral de Jovens bracarense, divididos entre a escola secundária Alberto Sampaio e o pavilhão Flávio Sá Leite. Os workshops, que estiveram à disposição dos participantes, foram dança hip hop, dança combinada, dança brasileira, representação estilo Broadway, canto vocal, guitarra acústica, instrumentos de orquestra, teatro, cenografia e comunicação multimédia.

O musical “Streetlight” baseia-se na história verídica de um afro-americano que foi assassinado, em 1969, à porta de sua casa. O cenário, retratado durante o espetáculo, dá-nos conta de um bairro pobre na cidade americana de Chicago, onde os gangues juvenis frequentemente se envolvem em rixas e violência.

Um dos espetadores mais atentos deste musical foi o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, o responsável pelo convite efetuado ao Gen Rosso para estar em Braga, quando estes se encontravam numa “tourné” em Espanha.

Já bem perto da meia noite deu-se como encerrada este grande dia diocesano da juventude bem aproveitado e vivido com intensidade por todos os presentes.


Nelson Leite
(Secretário da pastoral de jovens de Vizela)

Partilhar