Projeto de apoio a iniciativas empresariais




Projeto de apoio a iniciativas empresariais de base tecnológica investe na competitividade e desenvolvimento económico da região norte


Carlos Neves, vice-presidente da CCDR-N, elogiou na quinta-feira, em Braga, o caráter inovador do projeto I9EIBT, de apoio a iniciativas empresariais de base tecnológica, desenvolvido pelo BIC MINHO.

“Este é um projeto bem concebido e muito bem estruturado, que aposta muito no know how e acompanhamento técnico de proximidade aos empreendedores e às PME inovadoras em todas as fases do processo, ou seja, o “software” em detrimento do investimento em infraestruturas que neste projeto é quase nulo”, afirmou o responsável, quando presidia à apresentação, numa unidade hoteleira de Braga.
O projeto apresenta uma dotação global de cerca de 760 mil euros, contando com comparticipação de 80 por cento de fundos europeus através do ON.2 – O Novo Norte.
“Se apoiamos este projeto é porque estamos, efetivamente, comprometidos com este cenário de desenvolvimento que aposta na inovação e no empreendedorismo de base tecnológica”, acrescentou Carlos Neves.

O I9EIBT destina-se a potenciar iniciativas empresariais baseadas na criatividade e em novos desenvolvimentos tecnológicos, nomeadamente a criação de 10 empresas inovadoras de base tecnológica.

Para o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, “a aposta no desenvolvimento tecnológico, associado a produtos e serviços, é um dos eixos determinantes para a competitividade da economia regional”.
“Esta aposta pode trazer mais progresso ao país e melhor qualidade de vida”, afirmou, acrescentando: “Hoje o empreendedorismo faz-se no plural, em cooperação, numa lógica coletiva, para que possamos ganhar escala e competir no mercado global”.
Na sessão participou ainda o vice-reitor da Universidade do Minho, José Mendes, para o qual este projeto do BIC MINHO pode ajudar a potenciar o crescimento da região e do país ao nível da exportação.

“Se trouxer inovação as empresas podem ganhar quotas de mercado”, afirmou.
No mesmo sentido interveio o presidente da Associação Industrial do Minho, António Marques, acrescentando que projetos como este são fundamentais para dinamizar a economia e criar emprego qualificado numa conjuntura difícil como a atual.
A apresentação do projeto, à qual também assistiu o vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Vítor Sousa, foi promovida pelo BIC MINHO, estrutura de promoção do empreendedorismo e inovação junto das pequenas e médias empresas na região do Minho.

Os recursos I9EIBT direcionam-se para iniciativas empresariais promovidas por criadores e dirigentes de empresas inovadoras de base tecnológica, universidades, institutos politécnicos, escolas profissionais, institutos técnicos, centros tecnológicos e centros de investigação, entre outras entidades ligadas ao conhecimento.

“As EIBT são a chave de um novo processo de otimização do conhecimento, onde a atividade cientifica, tecnológica e criativa se transfere para o mundo empresarial. Neste sentido, trabalhando em rede, vamos apoiar a criação e consolidação destas empresas já que estas enriquecem o esforço produtivo do país, dinamizam o tecido empresarial e geram emprego de valor acrescentado para as regiões” referiu Nuno Gomes, administrador executivo do BIC MINHO, aquando da apresentação dos vários apoios e incentivos do projeto.


Partilhar