Colégio de Vizela visitou Dublin

O Colégio Vizela promoveu mais uma visita internacional. Desta vez, a visita foi destinada aos alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo que, acompanhados por professores e encarregados de educação, percorreram as ruas da cidade de Dublin durante quatro dias.




De 15 a 18 de Maio, os principais Museus, Catedrais, Galerias de Arte, Castelos e ruas da capital da Irlanda foram a escola dos alunos do Colégio Vizela.
Com o intuito de tirarem o maior proveito desta visita, nas semanas que antecederam a viagem, os alunos realizaram pesquisas e trabalhos sobre o país e sobre a cidade, tendo preparado uma apresentação dos locais a serem visitados. Durante a visita de estudo, cada aluno apresentou o seu trabalho aos outros alunos e aos encarregados de educação, contribuindo para a aquisição de novos conhecimentos sobre a cultura e os hábitos deste país.

À chegada a Dublin, na terça-feira, fez-se um reconhecimento da cidade relativamente à localização do hotel, visitou-se a Parnell Square, O’Connell Street e a zona do Temple Bar (uma das principais atrações turísticas da cidade).
Na quarta-feira, visitou-se o Trinity Colege e, de seguida, num passeio de barco pelo rio Liffey, conhecemos a parte da cidade junto ao rio. Visitou-se ainda a emblemática estátua da Molly Malone, a Grafton Street, uma movimentada rua pedonal e, no final da manhã, percorreu-se Powerscourt Townhouse. A tarde iniciou-se com a visita ao Dublinia Museum onde os alunos, bastante entusiasmados, conheceram a verdadeira cultura e as tradições dos Vikings. Ao final da tarde, visitou-se St. Patrick’s Cathedral e o Dublin Castle.

Na quinta-feira, conheceu-se a National Gallery onde foi realizada uma actividade lúdica preparada pelo professor de EVT, Ricardo Pereira, tendo os alunos de descobrir as obras de arte que estudaram na preparação desta visita. Aqui os alunos puderam observar obras de Vermeer, Velázquez e Picasso. Da parte da tarde, o grupo visitou a Guiness Storehouse, uma das principais atrações turísticas da cidade, usufruindo de uma vista panorâmica de toda a cidade. Ao final da tarde, o grupo pode ainda visitar a Christ Church Cathedral.

A visita terminou no Hugh Lane Gallery, onde se pode ver o estúdio do pintor Francis Bacon e, no final da manhã, pais e alunos puderam comprar algumas lembranças nas lojas de Dublin.
Nesta visita de estudo, os alunos mantiveram o contacto permanente com a língua Inglesa, mostraram saber estar num museu, ouvindo as explicações dos guias turísticos ou dos seus colegas e professores, tomaram notas das informações, fizeram silêncio e cumpriram todas as regras inerentes a espaços culturais. Desta forma, mais uma vez, o Colégio Vizela proporcionou aprendizagens que vão muito para além das paredes uma sala de aula.
Eduardo Cunha


Partilhar