Colégio Vizela nas ruas de Dublin




Da sala de aula para as ruas de Dublin
Colégio Vizela - Pré-escolar e 1ºciclo

Aprender no Mundo tem obviamente um impacto impressionante no desenvolvimento das crianças. É neste sentido que surge esta visita internacional.

Durante quatro dias, alunos do pré-escolar e do 1ºciclo do Colégio Vizela visitam a capital da Irlanda, 15-18 de maio. Entre professores, alunos e familiares, são 29 os participantes.

A fase de preparação foi durante as semanas anteriores: alunos pesquisam, preparam, treinam a sua apresentação de monumentos, espaços, hábitos, culturas, línguas oficiais, moeda, bandeira... de forma a serem eles os pequenos guias turísticos pelas ruas de Dublin, apresentando aos familiares e professores as suas conclusões e reflexões acerca desta cidade da Irlanda.

Pela experiência do ano passado, em Bruxelas, é divertidíssimo ver os comentários e reações dos alunos perante o que anteriormente na sala de aula haviam pesquisado: “oh, nunca pensei que fosse tão grande!”, ou então, “ah! É mesmo igual ao que tinha visto nas imagens da internet...” E assim, os alunos vão construindo a sua própria perspetiva da cidade, apreendendo à sua maneira, relacionando o que tinham pesquisado na internet, nos livros com a realidade que têm agora diante de si. Aprende-se eficazmente assim, tocando, vendo, cheirando, sentindo….


É fundamental, a nosso ver, que as nossas crianças e os nossos jovens experimentem, saibam, sintam, conheçam o sentido de se ser europeu. Conhecer a Europa permitirá aos nossos alunos reconhecerem diferenças e crescerem numa cultura de respeito, de valorização da diferença, seja ela cultural, religiosa, étnica ou outra… Alargar horizontes num projeto educativo “Cada aluno por horizonte”.


Eis o programa da visita:

Terça-feira
16h10: Chegada ao aeroporto de Dublin
17h00: Acomodação no hotel, Belvedere Hotel Parnell Square
Visita pela cidade: Parnell Square; O’Connell Street

Quarta-feia
9h00: Saída do Hotel
Visita pela cidade: Temple Bar; Powerscourt Townhouse; Grafton Street
11h30 Cruzeiro no rio Liffey
12h30: Almoço
15h00 Visita ao Dublinia Museum
17h00: Visita pela cidade: St Patrick’s Cathedral (17.30 Choral Evensong); Dublin Castle; Câmara Municipal
19h30 Jantar

Quinta-feira
9h00: Saída do Hotel
10h00: National Gallery
12h30: Almoço
15h00: Visita ao Guiness Storehouse
17h00: Visita pela cidade: Christ Church Cathedral; Trinity Colege
19h30 Jantar

Sexta-feira
Manhã – Tempo livre
Sugestões: Dublin City Gallery The Hugh Lane
12h30: Almoço
15h00: Partida para o aeroporto
20h15: Chegada ao aeroporto do Porto





Partilhar