Colégio de Vizela em final de importante concurso

Chega esta quarta-feira ao fim, em Braga, a oitava edição do Entre Palavras, fórum de leitura e debate de ideias organizado pelo JN. Houve mais de 450 escolas inscritas e apenas 35 disputam a grande final. O Colégio de Vizela estás nesta final.



Chega esta quarta-feira ao fim, em Braga, a oitava edição do Entre Palavras, fórum de leitura e debate de ideias organizado pelo JN. Houve mais de 450 escolas inscritas e apenas 35 disputam a grande final.

Dizemos 35, pois o distrito de Beja apenas está representado por uma escola, enquanto os restantes 17 levam ao Parque de Exposições de Braga duas equipas cada. Mais uma vez, houve uma forte adesão de escolas do terceiro ciclo do ensino básico: inscreveram-se mais de 450 estabelecimentos de todo o país. A escolha da cidade de Braga para a derradeira batalha do concurso tem a ver com o facto de o JN ser parceiro da Capital Europeia da Juventude.

A jornada deste encontro nacional culmina com dois distritos a confrontar-se em torno do tema da poupança, já ao final da tarde.

Apenas esta temática será levada a debate final, depois de, desde Fevereiro, as escolas envolvidas terem trabalhado igualmente em torno dos conceitos de criatividade e honestidade.

O principal objetivo do Entre Palavras é promover a defesa de uma tese cujos argumentos são rebatidos pela equipa contrária. Ao mesmo tempo que se estimula o debate de ideias, testam-se conhecimentos e capacidades de argumentação. As equipas do distrito que hoje se sagrar vencedor recebem material didático a título de prémio.

Na edição do ano passado, Aveiro foi o distrito vencedor, graças à prestação da Escola Básica 2/3 de Dairas, de Vale de Cambra, e da Escola Profissional de Música de Espinho, tendo Viana do Castelo ficado na segunda posição. Em debate estavam, na ronda final, as vantagens na compra de produtos portugueses. Segundo declarações então prestadas pelo docente universitário Manuel Botelho, a sétima edição representou "o trabalho mais difícil para o júri, porque as equipas tinham mais qualidade". Assim, a fasquia está hoje a um nível elevado.

Viagem a Bruxelas

Funcionando como uma espécie de concurso dentro do concurso está a candidatura a uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. É destinada a alunos que já tenham feito 14 anos, sendo escolhidos os melhores trabalhos que foram apresentados ao longo do processo e em torno do referidos três temas. Assim, desta vez irão a Bruxelas, no final do mês: Escola EB 2/3 de Castro Marim (distrito de Faro), Colégio de Vizela (Braga) e Escola EB 2/3 Alfredo Reis Silveira (Setúbal).

Notícia JN

Partilhar