Colégio de Vizela em Oviedo

No dia 30 de maio, um grupo de vinte alunos do Colégio Vizela partiu numa viagem de três dias em direção a Oviedo, nas Astúrias, para visitarem os seus parceiros num projeto de intercâmbio intitulado "Neighbour, come closer".


As expectativas para esta visita de estudo eram grandes: pretendia-se não só conhecer a cidade de Oviedo, capital do Principado das Astúrias, como também conhecer uma realidade escolar muito diferente e ainda aprofundar as relações humanas de amizade e cumplicidade, que tinham sido já iniciadas na visita dos nossos parceiros aqui ao Colégio Vizela, no final de fevereiro. Por todas estas razões, a ansiedade e a agitação dos alunos era muita, mas logo se acalmou quando os nossos amigos nos receberam de braços abertos à chegada a Oviedo, cheios de entusiasmo e planos para a nossa visita!!

No dia seguinte, as atividades iniciaram cedo, às 8h30 da manhã! Dulce Nombre de Jesús, direção do Colégio, estava à nossa espera, para nos dar as boas vindas e para nos agradecer, mais uma vez, a afável hospitalidade com que tínhamos recebido os seus alunos quando estes visitaram Portugal.
O dia começou com um concerto de boas vindas, de seguida uma visita ao centro da cidade e ao Ayuntamiento, para nos inteirarmos do sistema político que governa aquela região.
Depois aulas, ou não estivéssemos nós numa escola! Divididos em grupos, os alunos portugueses foram o centro das atenções das aulas de inglês, francês, espanhol e ciências, onde se saíram muito bem! Seguiu-se um almoço já tardio na cantina da escola e, à tarde, fomos desvendar os encantos de Oviedo, uma cidade surpreendentemente limpa, organizada e que junta a história, através da belíssima Catedral de estilo gótico e monumentos Pré-Românicos, à modernidade, com o centro comercial Calatrava, a fazer as honras da casa! O dia terminou com um jantar-convívio no pátio da escola, onde não faltaram as tapas e os doces típicos da região, bem como a famosa cidra, só para professores, claro! Um jogo de futebol entre espanhóis e portugueses animou o serão, que finalizou com emocionadas despedidas!

No último dia de viagem ainda houve tempo para visitarmos a cidade de Gijón e molharmos os pés nas águas frias do Mar Cantábrico! De regresso a casa, a mala vinha cheia de recordações e já muitas saudades dos amigos que ficaram em Oviedo! As expectativas foram claramente superadas e, como dizia a Marta, uma das alunas que participou nesta viagem: "Foi uma viagem verdadeiramente inesquecível porque além de tudo, fizemos amigos para o resto da vida!"


Teresa Guimarães



Partilhar