Colégio Vizela em formação na Suécia

Durante a semana de 20 a 27 de maio, Carla Baptista, diretora pedagógica do Colégio Vizela participou no curso “Outdoor Environmental Education – Taking learning outdoors”, em Linkoping, Suécia.



participação no curso foi aprovada pela Proalv (Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida), tornando possível ao Colégio Vizela o aprofundamento do conhecimento relativo à metodologia de outdoor learning.

Esta formação teve como destinatários professores representantes de países como França, Reino Unido, Roménia, Polónia, Itália, Espanha, Chipre, Grécia, Croácia, Eslovénia, Lituânia. Portugal foi representado pelo Colégio Vizela.

Durante a semana, em contacto com os professores universitários do “National Center for outdoor education” e com professores que implementam esta prática educativa nas escolas da Suécia, pode entender-se que a “outdoor classroom” torna a aprendizagem mais diferente e interessante para os alunos. Estudos provam hoje que estar lá fora na natureza diminui o stress, aumenta a concentração. Sabe-se também que aquilo que pomos em prática e que experimentamos com os outros resulta num elevado nível de compreensão e de familiaridade, comparando com situações em que não temos oportunidade para essa estimulação. Usando o meio natural envolvente como complemento das atividades interiores da sala de aula, os alunos têm oportunidade para partilhar o processo de aprendizagem uns com os outros e aumentam-se as oportunidades para a criação de uma visão holística da aprendizagem e para um profundo entendimento do nosso mundo.

Em suma, a educação outdoor usa o meio natural envolvente onde vivemos para ensinar as crianças e jovens a conhecerem/abraçarem a nossa herança cultural, bem como a assimilarem competências teóricas. Outdoor learning desenvolve as competências dos alunos e, acima de tudo, promove uma aprendizagem prazerosa, significativa e ativa.

Esta participação do Colégio Vizela neste curso surge no âmbito da procura constante de caminhos didáticos que tornem a aprendizagem dos alunos cada vez mais significativa, real, interessante. Aprendemos mais e melhor quando nos envolvemos usando todos os sentidos, tornando a aprendizagem em algo duradoiro, útil, importante para cada um. Aprender na vida para a vida.



Partilhar