Portugal Criativo começa amanhã no Porto

Quatro conferências, com 20 oradores nacionais e internacionais, marcam a agenda do evento que debate o futuro das cidades criativas




“Lugares Criativos” é o mote que conduz os trêsdias do “Portugal Criativo”, evento promovido pela ADDICT –Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas, que arranca amanhã, 21de Junho, no Salão Ático do Coliseu do Porto, a partir das 14h00. O secretáriode Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Paulo Simões Júlio,protagoniza a abertura oficial de uma iniciativa que pretende debater de quemodo um lugar pode desenvolver-se económica e socialmente através dasindústrias criativas. Na sessão inicial serão ainda divulgadas, emprimeira-mão, as principais conclusões dos laboratórios Lugares Criativos quedecorreram recentemente em cinco cidades do norte do país (Bragança, SantoTirso, S. João da Madeira, Vila Nova de Cerveira e Paredes).



Moderado por Francisca Fernandes, presidente do Conselho deAdministração do Teatro Nacional S. João, o primeiro painel – agendadopara amanhã, às 15h00 – apresenta exemplos de ideias que se transformaramem negócios de sucesso. Branca Cuvier, jovem portuguesa designer de jóias alternativas, que jácriou para Lady Gaga, explica como um criativo nacional chega ao mercadointernacional; Frederico Lucas dá a conhecer os contornos dos “NovosPovoadores”, um projecto de repovoamento de territórios rurais comfamílias empreendedoras. São ainda convidados Daniel Deusdado, director daprodutora de televisão Farol de Ideias, e Rodrigo Viterbo, autodidactaenvolvido na promoção e concepção do Didgeridoo, um instrumento musical deorigem australiana.



Cruzamento entre economia, criatividade ecultura

O dia de sexta-feira, 22 de Junho, será dinamizado com trêsconferências. A primeira, dinamizada pela Fundação da Juventude, debate o temadas pessoas enquanto motores dos lugares criativos. Segue-se um debate pela mãoda Ordem dos Arquitectos da Secção Regional do Norte (OASRN), focado nas microe macro escalas dos territórios e da criatividade que neles fervilha. A últimaconversa que o programa propõe exalta a importância do audiovisual no sectordas Indústrias Criativas, apresentando boas práticas internacionais eexplicando o peso da internacionalização no âmbito deste domínio.



Também durante a manhã do dia 22 de Junho, os associados daADDICT terão o privilégio de contactar, num formato de speed meeting, com vários empresários eentidades internacionais do sector audiovisual, sobretudo distribuidores detelevisão e cinema. O terceiro dia (23 de Junho) reserva uma visita à cidadeberço, nomeadamente às estruturas e projectos mais marcantes de Guimarães 2012Capital Europeia da Cultura. O “ Portugal Criativo” insere-se noprojecto “Lugares Criativos” e é co-financiado pelo ON2 – ONovo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar