Agenda Guimarães 2012 Semana de 6 a12 de Agosto






Teatro: Festival Shakespeare

António e Cleópatra

Data: 6 de Agosto (segunda-feira)

Hora: 22h00

Local: Centro Cultural Vila Flor

Romeu e Julieta


Data: 7 de Agosto (terça-feira)

Hora: 22h00

Local: Centro Cultural Vila Flor

A Tempestade


Data: 8 de Agosto (quarta-feira)

Hora: 22h00

Local: Centro Cultural Vila Flor

Romeu e Julieta


Data: 9 de Agosto (quinta-feira)

Hora: 22h00

Local: Centro Cultural Vila Flor

Adaptar Shakespeare


Data: 10 de Agosto (sexta-feira)

Hora: 22h00

Local: Centro Cultural Vila Flor

Breve descrição: O Festival Shakespeare, que leva a cena, noPequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor, alguns dos clássicos do poeta edramaturgo inglês. O evento contempla performances de quatro escolas, oriundasde três países europeus. O objectivo do festival é o de fomentar o intercâmbiocultural entre estudantes de teatro de diferentes nacionalidades.



Oficina: Cinema de Animação

Data: 6 a12 de Agosto (segunda-feira a domingo)

Hora: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30

Local: Fábrica ASA

Breve descrição: O Colectivo Fotograma 24 apresenta estaoficina com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a linguagemcinematográfica através da criação e realização de curtas-metragens animadas. Oresultado deste workshop será apresentado no dia 27 Outubro às 17h00 e às22h00.



Exposição: Sarha

Data: 7 de Agosto (terça-feira)

Hora: 18h00

Local: Paço dos Duques de Bragança

Breve descrição: A exposição apresentará duas peçasartísticas: faixas bordadas com 15 metros, executadas através de um intercâmbioentre os Centros de mulheres Yassof Salfeet e Robaeuat Alkhazan (em Jenin - Palestina)e as formandas do curso de Bordados de Guimarães.



Apresentação: O Mundo Canta e Dança emGuimarães

Data: 10 de Agosto (sexta-feira)

Hora:17h00 às 24h00, segunda-feira a sexta-feira; 11h00 às24h00, sábado e domingo

Local: Campo de São Mamede

Breve descrição: Até 26 de Agosto, Guimarães acolhe umconjunto de grupos de folclore nacionais e internacionais. As actuações,podendo já confirmar-se a presença de grupos do Brasil e México, ocorrerão emvários horários e prometem surpreender e animar vimaranenses e visitantes.



Teatro de Marionetas: A Farsa de InêsPereira

Data: 10 a12 de Agosto (sexta-feira a domingo)

Hora: 21h30, sexta-feira; às 17h00 e às 21h30, sábado; às11h00 e às 17h00, domingo

Local: Largo Cónego José Maria Gomes

Breve descrição: No âmbito do projecto Kiosque de Marionetasa companhia Palmilha dentada leva ao Largo Cónego José Maria Gomes a peçavicentina “A Farsa de Inês Pereira”, adaptada ao formato de teatro demarionetas.



Música: Quarteto Lopes Graça

Data: 10 de Agosto (sexta-feira)

Hora: 21h30

Local: Pousada de Santa Marinha da Costa

Breve descrição: O agrupamento privilegia a apresentação deobras de compositores portugueses, considerando a relativa abundância decriações para quarteto de cordas de nível internacional oriundas decompositores como Santos Pinto, Viana da Mota, Cláudio Carneyro, Luís de Freitas Branco,Joly Braga Santos, Fernando Lopes-Graça, António Victorino d’Almeida, JoãoNascimento, Amílcar Vasques Dias (obras dedicadas ao quarteto).



Música: 5 Concertos de Fim de Tarde

Old Jesuralem

Data: 11 de Agosto (sábado)

Hora: 19h00

Local: Zona de Couros

Breve descrição: Durante o mês de Agosto, o final do dia desábado, em Couros, é passado com música. A primeira proposta, foi, no dia 4 deAgosto, um espanhol, de seu nome Victor Herrero. O dia 11 de Agosto ficareservado para Old Jerusalem, na pessoa de Francisco Silva.



Inauguração: Jardim Portátil ECOs-Verde

Data: 11 de Agosto (sábado)

Hora: 17h00

Local: Zona de Couros

Breve descrição: Assinalando a evolução da experiênciaECOs-VERDE, Guimarães 2012 convida a população a visitar um “jardim portátil”,que vem contribuir para o processo de transformação do espaço colectivo da“praça”, e conta com a participação activa da população local.



Apresentação: Habitar Guimarães

Data: 11 de Agosto (sábado)

Hora: 19h00

Local: Centro Urbano de Guimarães

Breve descrição: A intervenção artística que se pretendeproduzir passa por “Habitar” prédios que estão em fase de intervenção, comtecidos de cor viva, anulando o que, maioritariamente, é visto como uma obra,para passar a ser imaginada como obra. Pontualmente, esses espaços vão terapontamentos de “vida quotidiana” traduzida em roupa que se estende e que tapaessa lacuna de vida na casa.



Música: Pedro e Diana pesquisam Sara eAndré

Data: 11 de Agosto (sábado)

Hora: 22h00

Local: Fabrica ASA

Breve descrição: Sara & André convidam a dupla Pedro eDiana para interpretarem ao vivo o seu arquivo. Pedro Rodrigues e DianaDionísio fazem uma apropriação crítica da música popular portuguesa (e não só),valorizando a língua e explorando as suas possibilidades semânticas e lúdicas,combinando crítica social cheia de ironia.



Música: Ensemble Português de Metais

Data: 11 de Agosto (sábado)

Hora: 19h00

Local: Paço dos Duques de Bragança

Breve descrição: Ensemble Português de Metais,é um grupo decinco instrumentistas, chefes de naipe dos metais da Orquestra SinfónicaPortuguesa Teatro Nacional São Carlos, que se juntam regularmente com o intuitode desfrutarem o prazer de tocarem em conjunto repertório original para estetipo de formação. Têm-se apresentado em concertos desde o Norte a Sul do País.



Música: Muito Guizo Pouco Siso!

Data: 11 de Agosto (sábado)

Hora: 21h30

Local: Paço dos Duques de Bragança

Breve descrição: Num salão do Paço decorre umdos famosos serões que diversas fontes tão bem retratam. Para além daintervenção teatral há lugar para a músicainstrumental, o canto e a dança, mas também parao despique galante e o chiste espirituoso, para o duelo em trova ou ‘de facto’.O público poderá ser convidado a interagir em certos momentos do espectáculo,ele próprio figurante, personagem colectivo ou ‘paisagem sonora’.



Música: O Cinema em Concerto pela Banda Musical de Pevidém

Data: 11 de Agosto (sábado)

Hora: 21h30

Local: Salão Paroquial de São Jorge de Selho

Breve descrição: ABanda Musical de Pevidém apresenta uma actuação que contempla alguns dos temasmusicais que marcaram o cinema internacional. No programa do espectáculoconstam os temas de filmes como: “2001 Odisseia no Espaço” ; “OFeiticeiro de Oz”; “Casablanca”; “A Golpada” ; “O Fabuloso destinode Amélie”; “Cinema Paraíso”; “ThePink Panther”; “A Canção de Lisboa” ; “O Grande Ditador”; “TemposModernos”.



Dança: Milonga – Liberais do Tango

Data: 11 de Agosto (sábado)

Hora: 23h00

Local: Fábrica ASA – Nave Central

Breve descrição: Do Tango Argentino: a Milonga. Bailemítico, pleno de histórias e de emoções permitindo a todos deixarem-se encantarpela sua inesquecível envolvência. Os Liberais do Tango são um grupo origináriodo Porto, composto por sete elementos que organizam diversos eventos de TangoArgentino.



Música: PicNic Play

Data: 12 de Agosto (domingo)

Hora: das 11h00 às 19h00

Local: Parque da Cidade de Guimarães

Breve descrição: Evento no Parque da Cidade de Guimarães,que conta com venda de alimentos, mantas no chão, Workshops abertos depercussão, DJ’s, Animação e Decoração do espaço.



Música: “Ibéria”, recital de canto e piano

Data: 12 de Agosto (domingo)

Hora: 19h00

Local: Sociedade Martins Sarmento

Breve descrição: Sobre a obra de compositores e poetasportugueses e espanhóis, “Ibéria” é um recital para canto e piano concebido einterpretado pelo barítono Rui Baeta e o pianista João Vasco, numa parceria quehá quase uma década se mantém.



Partilhar