Peregrinação Guimarães-Vizela à Penha este domingo





















A Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha convida todas as pessoas a participarem na 119ª grande peregrinação anual do Arciprestado de Guimarães e Vizela ao Santuário Eucarístico-Mariano da Penha, domingo, dia 09 de Setembro...



...a marcar presença no nosso tradicional almoço de confraternização e balanço de actividades. O referido almoço terá lugar, findas as cerimónias religiosas, no Restaurante Dan José, na Montanha da Penha.

No referido almoço, como tradicionalmente acontece, o Juiz da Irmandade da Penha fará o balanço do último ano de actividade e apresentará os projectos futuros ao Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, bem como aos órgãos de comunicação social. Assim, esperamos contar com a presença dos V/ digníssimos representantes na tradicional grandiosa jornada religiosa e de convívio.


- Peregrinação assinala tomada de posse da nova direcção da Irmandade
- D. Jorge Ortiga preside à grandiosa peregrinação mariana

A peregrinação anual do Arciprestado de Guimarães e Vizela ao Santuário Eucarístico-Mariano da Penha, em Guimarães, mantém o figurino tradicional adoptado nos últimos anos. No próximo domingo, o andor de Nossa Senhora do Carmo da Penha e o extenso cordão da peregrinação dará entrada no recinto pelo novo escadório de acesso à Praça-Anfiteatro, na zona central do santuário. Pretendendo redisciplinar o espaço sagrado e a envolvente, a Irmandade vai igualmente voltar a concentrar os comerciantes ambulantes no Largo do Hotel.

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, preside, no próximo domingo, à grandiosa peregrinação anual à Montanha da Penha, em Guimarães. A maior jornada eucarístico-religiosa do concelho volta a esperar milhares de fiéis, oriundos de todas as freguesias e concelhos vizinhos, representando igualmente o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do ano pela Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha. A entidade responsável pelo espaço tem nova direcção, recentemente eleita, cujos membros serão empossados, domingo, pela principal figura do clero bracarense.

As cerimónias religiosas terão início, pelas 08h00, com a saída do andor, fanfarras e escuteiros, da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, seguindo em direcção ao templo dos Santos Passos, onde terá lugar a tradicional concentração de fiéis e a bênção dos peregrinos. Logo depois, inicia-se a caminhada em direcção à Rua Dr. José Sampaio, seguindo pela freguesia da Costa, rumo ao Santuário da Penha, onde a chegada está prevista para as 11h30, seguida da celebração eucarística durante a qual se procederá à bênção da cidade, ao concelho e aos peregrinos.

Como habitualmente, os responsáveis da Irmandade da Penha pedem aos visitantes e peregrinos o melhor civismo, o cumprimento das normas de trânsito indicadas, a ocupação dos parques e locais assinalados para o estacionamento e, desejavelmente, o uso do teleférico para as suas deslocações, que no domingo terá horários especiais e permanentes. A Irmandade oferece também a todos os que visitem a Penha no próximo domingo uma tarde de animação, com a actuação de rancho folclórico e grupo de música tradicional portuguesa, no novo Largo da Comissão, com entrada gratuita.

Penha cada vez mais visitada por turistas

A Montanha da Penha é, cada vez mais, destino de excelência e preferência para numerosos grupos de visitantes. Desde a Primavera que a afluência de turistas é crescente, bem como o aumento da nacionalidades dos que chegam à descoberta dos encantos deste património natural.

Entre escolas, associações e instituições, tanto religiosas, desportivas, sociais ou culturais, a ‘praia verde’ do concelho de Guimarães tem recebido inúmeros grupos, bem como turistas. O Centro de Atendimento e Informação da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha vem contabilizando milhares de visitantes no período da Primavera e Verão. Nos últimos anos, os dados disponíveis permitem verificar uma crescente procura da estância natural, sobretudo por parte de turistas nacionais, espanhóis e franceses, mas igualmente por parte de grupos organizados e escolas.

Dos quatro cantos do Mundo




Do continente europeu – Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Lituânia, Suécia e Suíça; do continente americano – Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, E.U.A e Urugai. A Penha recebeu também turistas oriundos da Tailândia, Finlândia, Rússia, Polónia, Republica Checa, India, Israel, Hungria, Escócia, Letónia e Coreia.

«Os turistas que visitam são oriundos dos quatro cantos do mundo, no entanto, o que mais nos enche de satisfação e orgulho é a impressão comum de satisfação pelo atendimento prestado e da descoberta de um pequeno grande paraíso da Natureza», valoriza Roriz Mendes, Juiz da Irmandade. Ainda segundo o mesmo responsável, «são poucos os que cá chegam por acaso da sorte, dado que a maioria vem através do

site na Internet ou de recomendações de conhecidos e, apesar de falarem diferentes línguas, são unânimes em destacar o fascínio e a beleza do local. Quase sempre expressam uma mensagem de louvor aos responsáveis, apesar de deixarem também alguns reparos, com esperança que possam constituir críticas positivas».

Simultaneamente, a gestão, a limpeza e qualidade do património, tanto natural, como material, recolhem notas bastantes positivas dos turistas que visitam a Penha, enquanto que a escassa oferta na área da hotelaria e restauração são os pontos mais desfavoráveis. «O nosso objectivo é o de continuar a tudo fazer para receber bem todos os que nos visitam, num trabalho que deve ser de equipa. A exigência de qualidade fará com que a nossa estância turística possa ser um exemplo a seguir, quer a nível nacional, quer internacional», concluiu Roriz Mendes.

Partilhar