Comunicado da Federação de Braga do PS

A Federação de Braga do PS, manifesta apoio público ao sentido de Estado, coragem e determinação do seu Secretário geral, António José Seguro, ao exigir o fim das medidas anti-patrióticas do actual governo de coligação PSD/CDS, designadamente com o voto contra do PS ao Orçamento de Estado para 2013.

Durante a vigência do actual governo os portugueses têm constatado a moderação, o sentido de responsabilidade e o diálogo construtivo com que António José Seguro tem pautado a sua acção política enquanto líder do principal partido de oposição, postura muitas vezes incompreendida por uns e vilipendiada por outros de forma desleal. Hoje, o Secretário Geral do PS, com o mesmo sentido de responsabilidade e com legitimidade acrescida, exige que a maioria PSD/CDS-PP mude de atitude, de políticas, de estratégia, e que passe a governar o País defendendo a sua identidade, a sua história e a vida com dignidade dos seus cidadãos.

Sabemos que foi a austeridade radical que levou à guerra na Europa. Que foi a austeridade radical que mergulhou o nosso país em 50 anos de pobreza e obscurantismo. Que foi o optimismo angélico-antropológico e liderança fraca que, recentemente, conduziram a União Europeia à condição de frágil vítima do “crash” financeiro internacional, e não, apenas, a incompetente existência dos deficits excessivos que, de resto, também sabemos, não existiam em países agora em dificuldades, como a Irlanda ou Espanha.

Em Portugal, a austeridade radical do governo, transformada em bandeira ideológica, sem liderança capaz, está a conduzir o nosso país à exaustão e os portugueses ao desespero.

O PS, fiel à sua história de luta intransigente contra radicalismos, defesa persistente da democracia, da solidariedade e modernidade, diz um claro NÃO à tentativa de transformar Portugal num país prisioneiro de experimentalismos teóricos, irrealistas, que só beneficiam os grandes interesses financeiros, condenando os portugueses à pobreza e à indigência social e cultural.

A democracia e os seus princípios basilares estão seriamente ameaçados. Mas, mais uma vez, o PS se afirma pronto para dar forma ao seu sentido de responsabilidade e, preservando o diálogo político e social, responder afirmativamente à exigida defesa do País, dos portugueses e do seu Estado Social e de Direito.

Por isso, a Federação do PS de Braga enaltece e saúda a decisão do seu Secretário Geral, António José Seguro, em defesa de Portugal, sem esquecer a assumpção plena dos seus compromissos internacionais que, aliás, são perfeitamente compatíveis com a defesa de uma vida digna para os portugueses.

Braga, Setembro de 2012
O SECRETARIADO DA FEDERAÇÃO DISTRITAL DE BRAGA DO PS