Actores e desempregados ensaiam peça em Guimarães

“Everyone Expects to Grow Old But No One Expects to Get Fired” estreia em Guimarães, nos dias 15 e 16 de Novembro, na fábrica Lameirinho


O novo trabalho de Sanja Mitrovic, directora artística da companhia Stand Up Tall Productions, apresenta performance sobre o desemprego, um dos problemas mais agudos da região do Vale do Ave. Trata-se de “Everyone Expects to Grow Old But No One Expects to Get Fired” (Toda a gente espera chegar a velho mas ninguém espera ser despedido), que estreia nos dias 15 e 16 de Novembro, na fábrica Lameirinho, em Guimarães. A encenadora, reconhecida pelo trabalho desenvolvido no âmbito do teatro documental, juntou cinco desempregados recentes da região, cinco actores portugueses e os operários da Fábrica Lameirinho, num encontro de realidades desiguais.

“Everyone Expects to Grow Old But No One Expects to Get Fired” foi desenvolvido a partir de sessões comunitárias onde este grupo heterogéneo socializou, trocou histórias e comparou pontos de vista sobre a vida, o trabalho e a economia. A peça de Sanja Mitrovic explora assim a economia e a psicologia do desemprego, a diferenciação do trabalho e a dramatização da experiência vivida. Nos dias 15 e 16 de Novembro, às 22h00, o público será chamado para uma visita guiada pela fábrica e, ao longo do percurso, actores integrados no público vão dirigir questões pessoais e profissionais aos trabalhadores. Chegando à sala da estamparia da fábrica Lameirinho os guias anunciam o início da performance.



O teatro representado na primeira pessoa

Sanja Mitrovic nasceu na antiga Jugoslávia e vive presentemente entre Amesterdão e Bruxelas. A directora artística da Stand Up Tall Productions, que fundou em 2009, afirmou-se internacionalmente através da astuta exploração da relação do teatro com a realidade social, recorrendo a testemunhos reais como ponto de partida para o contraste com as histórias reais oficiais. Os seus trabalhos distinguem-se no meio artístico pela análise da influência dos processos colectivos nas vidas privadas, sem descurar de um certo humor subtil.

Partilhar